terça-feira, 13 de abril de 2010

PAPO D' ESQUINA

SIVUCA EM ÁLBUM





Recebi das mãos do competente maestro Carlos Anísio, belo álbum do musico e compositor Severino Dias de Oliveira o nosso conhecido e festejado Sivuca. O trabalho em comemoração aos 50 anos de nossa UFPB, foi produzido em português e inglês, com 224 paginas, tem a biografia do falecido musico e partituras de muitas de suas musicas, contando com apresentação do reitor Rômulo Polari, Glorinha Gadelha e do maestro Radegundes Feitosa Nunes. Um trabalho desse gabarito merece os aplausos de toda a sociedade e a esperança que outros compositores paraibanos recebam também o mesmo tratamento.





A CASSAÇÃO DE VENEZIANO





O juiz Francisco Antunes, da 16ª Zonal Eleitoral, cassou na manhã de ontem, o mandato do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), e do vice-prefeito José Luiz Júnior (PSL). Veneziano Vital e José Luiz são acusados de envolvimentos em crime eleitoral supostamente praticado durante a campanha de 2008, mas negam as acusações. A assessoria do prefeito, ao tomar conhecimento da decisão do juiz, disse acreditar que a Justiça vai conceder liminar pra que o prefeito e o vice possam se defender das acuações no cargo. O deputado Rômulo Gouveia que concorreu a Prefeitura sendo o segundo mais votado, já declarou que poderá renunciar para assumir o mandato de prefeito da Rainha da Borborema. Pense numa vontade.





A DESISTÊNCIA DE CÍCERO





Todo mundo sabe que político gosta de votos e mídia. O senador Cícero Lucena há meses vem explorando bem a questão da mídia, pois mesmo contra a vontade da maioria do seu partido ensaiou uma candidatura ao governo do Estado e percebendo que a mesma estaria lhe possibilitando generosos holofotes vem espertamente teimando em retirar a sua candidatura, ganhando assim tempo e noticias na imprensa, sem perder absolutamente nada, pois ainda conta com quatro anos de mandato como senador. Agora protelando ainda mais a renúncia, resolveu esticar uns dias no EUA e já anunciou que no regresso finalmente anunciará a sua decisão. A propósito do tema, difícil é entender a posição do vereador, Hervazio Bezerra (PSDB) que já anunciou que irá caminhar com José Maranhão. Tem gente por ai que não se encontra doido para aderir.



ZENÓBIO NÃO SERÁ CANDIDATO



O deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB) que já se encontra no seu quinto mandato e que foi o mais votado no ultimo pleito, obtendo quase 39 mil votos, tem revelado que este ano deixará a Assembleia Legislativa, sendo substituído por pela sua esposa a ex-prefeita Lea Toscano. O problema é que Zenóbio por conta de sua declarada opção por Ricardo Coutinho imagina que poderá ser barrado na convenção do seu partido em julho próximo, não obtendo legenda para a disputa e por conta disso pretende lançar a sua esposa já devidamente filiada ao PSB. Zenóbio ficaria então se preparando para disputar em 2012 a Prefeitura de Guarabira.



ARMANDO SEMPRE ARMANDO



Como administrador o ex-prefeito Ricardo Coutinho definitivamente provou a que veio, mas o fato é que o mesmo vem se revelando bem sagaz nas suas criticas e cutucando com muita competência os seus adversários. Esta semana em visita a cidade de Souza, em entrevista na Rede Paraíba Sat. Ricardo fazendo referências ao apoio do deputado federal Armando Abílio (PTB) ao governador José Maranhão (PMDB), sapecou: “O PTB que tem voto continua nos apoiando”, resumiu Ricardo. Segundo o ex-prefeito pessoense, a Paraíba vive um “momento político delicado”, em que o povo vai decidir entre “dar um passo adiante na questão do desenvolvimento público ou condenar toda uma geração de paraibanos à estagnação”. Para não perder a viagem Ricardo fulminou: “Armando é um político acostumado a estar “sempre armando”. Para provocar ainda mais o seu antigo aliado Ricardo Coutinho convidou o prefeito de Souza o petebista Fábio Tyrone para coordenar a sua campanha no sertão paraibano. Foi o golpe final.



LUCIANO CARTAXO E A ESPERA



Quem se encontra nervoso é o vice-governador Luciano Cartaxo que não agüenta mais a indefinição com relação à questão do vice na chapa de José Maranhão. Luciano tem dito aos seus interlocutores que o prazo final para tal definição, deve ser até o final deste mês de abril, pois o seu Partido o PT, precisa inclusive resolver a questão do candidato ao Senado por aquela legenda. Tal espera pode ser muito rum para o PT e sua aguerrida militância.



POETA CAIXA D’ÁGUA COM NOVA ESCULTURA



Há uns dois anos, colocaram no centro da cidade, uma estátua do poeta popular Caixa D’água, porém aquela obra não agradou ninguém, pois as pernas tinham ficado inteiramente desproporcional ao tronco e a peça foi imediatamente retirada do local. Agora nova escultura foi confeccionada pelas mãos do escultor pernambucano Jurandir de Oliveira Maciel, que no ano passado também esculpiu a estátua de Livardo Alves, instalada no Ponto de Cem Réis. O arquiteto da Copac, Sóter Carreiro, explicou que a substituição da antiga peça se deu após a depredação por alguns vândalos. "Assim como na anterior, a escultura foi feita em tamanha original do poeta. Só que desta vez foi utilizado uma material mais resistente, que foi o bronze", exemplificou Sóter. A Prefeitura bem que poderia naquele largo colocar estátuas de outros vultos de nossa história a exemplo do que já acontece em outros Estados.



ARRUDA NA RUA



Aconteceu o que todos já sabiam, ou seja, alegando que o ex-governador José Roberto Arruda, já não oferece perigo para as investigações, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta segunda-feira a libertação do mesmo para responder em, liberdade o inquérito que investiga o suposto mensalão em Brasília.Arruda estava preso há dois meses na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, por suposta tentativa de suborno de uma das testemunhas da Operação Caixa de Pandora da PF, que desmontou um suposto esquema de arrecadação e distribuição de propina a integrantes do alto escalão do governo do DF e empresários. O dito cujo nunca mais volta à cadeia e nem devolve o dinheiro que desviou dos cofres públicos. Quem duvida?



MAIS UM MOTORISTA DO ESTADO SEQUESTRADO



Dias desses o motorista da Secretária de Comunicação do Estado Lena Guimarães foi sequestrado e o seu carro levado pelos seqüestradores que pretendiam realizar assaltos em nossa capital. Ontem foi a vez do motorista do secretário da Controladoria Geral do Estado, Roosevelt Vita, que foi sequestrado por dois bandidos, em frente a sua casa, no Valentina de Figueiredo. De acordo com informações o refém foi colocado na mala do carro, mas conseguiu escapar após o carro ter capotado na BR-230, nas proximidades da Manzuá, em Bayeux. Os dois seqüestradores conseguiram fugir. Pois é, ou esses motoristas estão andando por locais bem impróprios, ou realmente a insegurança tomou de vez o nosso Estado.



GREVE E PASSEATAS DAS POLÍCIAS



Está programada para a próxima quarta-feira (13) uma gigantesca passeata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, do contingente de segurança que trabalha no Distrito Federal. Agentes e delegados da Polícia Federal e das polícias civil e militar do DF, além dos bombeiros, reivindicam a adoção do novo plano de carreira das categorias. Já na quarta-feira dia 14, Policiais federais de norte a sul do Brasil fazem paralisação de 24 horas. As assembleias para deliberar sobre a paralisação nacional nos estados aprovaram por unanimidade a manifestação em busca de melhores salários.



Esta coluna é publicada em cinco portais e no

[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário