Os ladrões estão cada dia mais criativos!
Você recebe uma chamada e a pessoa diz:
- Estamos ligando do Departamento de Segurança da VISA (por exemplo). Meu nome é 'Fulano' e meu número de identificação funcional é 'tal' ...
- O Sr. comprou 'tal coisa' ( qualquer coisa bem estranha, como um 'dispositivo Anti-Telemarketing') no valor de R$ 497,99, de uma empresa em Porto Alegre?
É óbvio que você responde que não, ao que se segue:
- 'Provavelmente, seu cartão foi clonado e estamos telefonando para verificar. Se isto for confirmado, estaremos emitindo um crédito ao seu favor. Antes de processar o crédito , gostaríamos de confirmar alguns dados: o seu endereço é tal?' (Isto pode ser encontrado facilmente das listas telefônicas via Internet).
Ao você responder que sim, o golpista continua:
- 'Qualquer pergunta que o Sr. tenha, deverá chamar o número 0-800 que se encontra na parte traseira de seu cartão e falar com nosso Departamento de Segurança.
- Por favor, anote o seguinte número de protocolo '...
O bandido lhe dá então um número de 6 dígitos e pede:
- 'O Sr. poderia lê-lo para confirmar?'
Aqui vem a parte mais importante da fraude.
Ele diz então:
- 'Desculpe, mas temos que nos certificar de que o Sr. está de posse de seu cartão. Por favor, pegue seu cartão e leia para mim o seu número'.
Feito isto, ele continua:
- 'Correto. Agora vire o seu cartão e leia, por favor, os 3 últimos números (ou 4 dependendo do cartão)'.
Estes são os seus 'Números de Segurança' (Pin Number), que você usa para fazer compras via Internet, para provar que está com o cartão!
Depois que você informa os referidos números, ele diz:
- 'Correto! Entenda que era necessário verificar que o seu cartão não estava perdido nem tinha sido roubado, e que o Sr. estava com ele em seu poder.. Isso confirma que o seu cartão foi mesmo clonado, infelizmente..
- O Sr. teria alguma outra pergunta?'
Depois que você diz que não, o ladrão agradece e desliga.
Provavelmente, em menos de 10 minutos, uma compra via internet será lançada no seu cartão, e muitas outras, caso você não perceba a fraude até a chegada do extrato.
Como se proteger desta ação criminal?
É quase inútil fazer denuncias à polícia.
Até nos USA é difícil o rastreamento destas ligações. Caso receba este tipo de ligação, você pode falar para o bandido desligar que você mesmo fará a ligação para o 0800 da sua operadora.
Mas, mesmo que você desligue, fica claro que a melhor maneira é estar alerta e comunicar a todo o mundo sobre a existência de mais este golpe.
domingo, 4 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A população realmente deve estar atenta a tais golpistas, pois eles pegam exatamente no momento em que o incauto cidadão se ve geralmente sozinho ao telefone e diante de tais assertivas dificilmente não cai.
ResponderExcluirMuito bom o alerta do ilustre " bloquista ". Dias passados recebi um E mail de um internauta conhecido e também preocupado com os golpes dos safados estelionatários do Sul/Sudeste.
É o seguinte.
Ficam ao lado da rodovia geralmente a noite e é comum no Estado de São Paulo e Paraná, aquele onde morei por vários anos e o segundo onde nasci.
Pois bem, as rodovias estaduais de lá, são de ótima qualidade, exemplo disso é a 376 que liga Paranavaí a Nova Londrina(cidade natal), faz simplesmente 25 anos ou mais que não é feito sequer reparos tais como recapeamento. Naquela época em que pese estávamos diante dos "anos de chumbo" - como dizem.
É o conhecido asfalto quente, não essa bela porcaria que fazem no momento, que na primeira das chuvas lá se vai pro além.
Evidentemente para o recapeamento, licitação, início da obra, vem claro a OUTRA ELEIÇÃO.
Oh! Santa paciência,e esses politiqueiros pensam que enganam.
Podem até enganar, mas não a todos...
Retornando ao alerta ao povo, os "estélios" por lá a noite atiram ovos no para-brisas de veículos quando em velocidade baixa ... tempo chuvoso ... (embassa tudo ...)
O motorista nada ou quase NADA VE, e estaciona poucos metros além da abalrroada, PARA LIMPAR, achando que foi um pássaro noturno que bateu no para-brisa.
Lá mesmo está o outro ou outros dos integrantes do bando ou quadrilha, e o assalto a mão armada, tecnicamente ROUBO, é consumado. E mais se somente levam o carro é uma sorte ou pelo menos maior sorte, deixando o lesado a "ver navios".
Entretanto na namaioria das vezes ceifam a vida da agora vítima e não somente lesada em seu patrimônio.
O melhor que se faz numa situação dessa é mesmo diante de velocidade compatível com o tempo visualizar pelo vidro da porta, colocando levemente a cabeça para fora da porta, visualizando mesmo que precariamente a pista de rolamento, e somente parar há mais de quilômetro, e quem sabe com muita sorte encontre um Posto de Abastecimento ou casa comercial. Aí decide e para no acostamento e limpa rapidinho, prosseguindo a viagem.
* Estou preparando alguns alertas contra o golpe conhecido como "saidinhas de caixas eletronicos dos Bancos" - Já foi publicado anteriormente no site tudo... mas ao que parece foi pouco visto ou não visto pela grande maioria, exemplo disso é que ha menos de mes uma senhora foi morta e surrupiado seus 30 mil (Pode ! ...)
Sergio Barbosa
Del Pol