sexta-feira, 27 de agosto de 2010

MODUS VIVENDI - Uma quase autobiografia

José Virgolino de Alencar

Minha postura na vida é sólida,
tenho arraigado sentimento ético,
na justiça, sinceramente, sou crédulo,
não me abala do destino o pêndulo
que me empurra para o lado cético.

A verdade pra mim é um tônico,
não dizê-la só me deixa em dívida,
inverdade pra mim é uma lástima,
mentir pra mim é a etapa última,
assim sou, sem nenhuma dúvida.

A paz pra mim é um santo bálsamo,
viver é bom no hoje como no póstero,
sobra-me bondade, nela tenho crédito,
nesse conta-corrente resulta-me bom rédito,
minha produção do bem é um negócio próspero.

Não temo a proximidade do óbito,
a efêmera glória não me causa êxtase,
tanto faz a planície como a alta cúpula,
debacle não me causa qualquer mácula,
só à vida saudável é que dedico ênfase.

À procura do saber corro lépido,
quero ver o conhecimento no seu íntimo,
tenho a leitura como um prazer lúdico,
o aprender é algo singular, ímpar, único,
que dá à vida afinação e ritmo.

Não me apraz o poder dos títeres,
porquanto abusam da força física,
levam o arbítrio ao nível máximo,
não respeitam e não amam o próximo,
e sempre mostram uma carranca cínica.

Repugna-me a vaidade, sentimento mísero;
o vaidoso é um ser de semblante cômico,
esquece que o orgulho vai com ele ao túmulo,
e tal alcoólatra, que tem seu corpo trêmulo,
ele faz da vaidade um vício crônico.

Sou e serei um cidadão íntegro,
sempre e não só na fase crítica,
entendo como estratégia péssima,
aguardar os ventos da hora décima,
e fazer do caráter uma coisa mítica.

Idealismo vejo como difusa ótica,
meu ideal resulta de objetivo tático,
não é produto de sentimento místico,
cravado na mente como um dístico,
é, na realidade, racional e prático.

Não vivo em sintonia com o mundo frívolo,
discrição é marca da minha têmpera,
no combate ao mal prefiro ser drástico,
com burrice sou profundamente cáustico,
numa atitude ranzinza e duramente áspera.

Meus deveres são cumpridos com êxito,
obrigação faço com dedicação rígida,
não cumpro a lei apenas de forma cênica,
tenho respeito e zelo pela coisa pública,
minha ação profissional é pura, límpida.

Vejo a vida e o mundo por esse ângulo,
embora não os resuma num limite métrico,
fragilmente compondo um corpo pálido
que ao primeiro sopro desmorona rápido,
em ruínas que formam um cenário tétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário