segunda-feira, 16 de agosto de 2010

80 MIL ELEITORES VÃO VOTAR EM TRÂNSITO PARA PRESIDENTE


Balanço divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (15) aponta que pelo menos 80.450 pessoas vão votar em trânsito para presidente da República nas eleições de outubro. Para poder escolher um entre os nove presidenciáveis, o eleitor precisava registrar em um cartório eleitoral que estará fora do seu domicílio no dia do pleito. O prazo terminou hoje. De acordo com o TSE, para o segundo turno, foram apresentados 76.485 registros. Os números ainda podem aumentar, já que o tribunal espera a consolidação dos dados das cortes regionais.

O período para o registro do voto em trânsito começou no dia 15 de julho em todos os cartórios eleitorais do país. Para se cadastrar, além de estar com suas obrigações eleitorais em dia, o eleitor teve de comparecer portando título de eleitor e documento de identificação com foto e informar à Justiça Eleitoral em qual capital estará no dia da votação. A partir do dia 5 de setembro, o eleitor habilitado a votar em trânsito poderá consultar no portal do TSE onde estará instalada a seção de voto em trânsito em que deverá votar.

A possibilidade do voto em trânsito está prevista na Lei nº 12.034/2009 e na Resolução 23.215/2010 do TSE e determina a instalação de seções especiais nas capitais dos estados para receber esses votos. Nas eleições de outubro, será apenas para presidente. No entanto, o eleitor precisa avisar com antecedência que estará fora de seu domicílio eleitoral no dia do pleito para pedir o registro. Quem votar em trânsito para o cargo de presidente da República não precisará justificar a ausência de voto para os demais cargos em disputa nas Eleições 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário