quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PAPO D''ESQUINA - PARAÍBA

Ignorar o que diz Ney Suassuna
Logo após o pleito de 2008 quando foi derrotado na sua pretensão de se reeleger para o Senado, praticamente encerrando a sua carreira política na Paraíba Ney Suassuna saiu dizendo cobras e lagartos do governador Maranhão que segundo ele por conta de denúncias de que ele Ney estaria envolvido no “Escândalo dos Sanguessuagas “ escanteou o mesmo e sequer o convidava para os palanques. Naquela mesma ocasião, Ney elogiava Ricardo Coutinho pela decência e companheirismo. Agora paradoxalmente Ney se diz aliado do governador Maranhão e até coloca a sua infraestrutura de campanha a serviço do mesmo. De agora em diante, quando Ney falar alguma coisa,é bom nem se dar ouvidos.

CONVOCAÇÃO DE CONCURSADOS DA PM

Diário Oficial do Estado da Paraíba traz hoje a convocação de 317 aprovados no concurso público da Polícia Militar para o Curso de Formação de Soldados. A convocação está sendo feita depois que a Justiça autorizou a contratação dos concursados em período eleitoral. O juiz Aluizio Bezerra ressaltou que o STJ já decidiu que “o candidato aprovado em concurso público, dentro do número de vagas prevista em edital, possui direito líquido e certo à nomeação, e, não mera expectativa de direito”. Bezerra disse ainda não há vedação expressa na Lei de Responsabilidade Fiscal para a nomeação desses candidatos aprovados, visto que o Inciso IV, do § 1º do art. 19 desta norma “exclui do seu limite de gasto com pessoal às despesas decorrentes de decisão judicial”.

VOTAÇÕES IMPORTANTES ADIADAS NA CÃMARA

Os manifestantes que invadiram o salão verde da Câmara dos Deputados na noite de terça-feira (17) decidiram deixar o local nesta quarta-feira (18) e de forma “pacífica”. Policiais, bombeiros e agentes penitenciários prometem a realização de uma greve das categorias durante a eleição, em outubro. O indicativo é de uma paralisação de 48 horas nos dias 2 e 3 de outubro. A decisão foi tomada depois que a Câmara cancelou a sessão que faria nesta quarta-feira (18) e decidiu só retomar a votação de propostas após as eleições. Representantes das categorias protagonizaram uma invasão na noite de terça-feira. Eles cobram a votação de projetos de interesse de suas categorias. A primeira proposta cria um piso salarial nacional para policiais e bombeiros. A proposta já foi aprovada em primeiro turno, mas por alterar a Constituição tem de passar por nova votação antes de seguir para o Senado Federal. A segunda proposta transforma os agentes penitenciários em polícia penal. Esta proposta também precisa de dois turnos e sequer entrou na pauta de votação.

NOVA PRAÇA

A população pessoense pode contar com mais um espaço público de lazer. Nesta quarta-feira (18), às 17h, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, inaugura a recuperação da Praça Barão do Rio Branco. A reforma custou R$ 402 mil, oriundos do Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. A solenidade contará com a presença do presidente nacional do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida. Com a obra, que durou seis meses, foi feita a recuperação das calçadas da praça, elevação do piso do pátio interno e a marcação do vazio urbano, com aplicação das novas posturas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais.

PREFEITO NÃO AUTORIZA VIA JAGUARIBE

“É muito desagradável esse assunto, há uma intervenção indevida do Governo do Estado no terreno da prefeitura e isso eu não vou aceitar”, disse o prefeito em entrevista veiculada no programa Correio Debate, na tarde de ontem (18). Ontem mesmo, o Diário Oficial publicou o extrato do contrato assinado com a Via Engenharia, empresa vencedora da licitação.
O projeto prevê a construção de uma avenida com extensão de 1,1 km, que vai interligar as avenidas Beira Rio e Ruy Carneiro, passando pela avenida Epitácio Pessoa. Ela será constituída de duas pistas, canteiro central, calçadas laterais, ciclovias, iluminação ornamental e um viaduto sobre a Avenida Epitácio Pessoa. O valor das desapropriações em toda a extensão da via está estimado em R$ 8,4 milhões. Depois que a Prefeitura abriu duas avenidas ligando a Beira Rio a Flavio Ribeiro, passando ambas pela Ruy Carneiro e Epitácio, definitivamente essa tal Via Jaguaribe não tem o menor sentido.

LUIZ TORRES E DÉRCIO CENSURADOS

Desde ontem (18) até o fim do período eleitoral, o Paraíba1 desvincula os blogs de Luís Tôrres e Dércio Alcântara de seu conteúdo editorial. A empresa esclarece ter adotado o sistema de blogs para que os jornalistas tivessem um espaço livre de opinião e discussão sobre grupos políticos concorrentes no Estado. Entretanto, as demandas judiciais estão sendo direcionadas ao Paraíba1. Explica aquele portal, que se constatou que o rigor da legislação eleitoral aplicado ao Rádio e à Televisão também está sendo aplicado aos portais de notícia e, mesmo designando espaços exclusivamente opinativos, o Paraíba1 tem que arcar com o ônus de condenações, por conta da legislação eleitoral. É uma pena.

O ARTISTA RAFAEL DE CARVALHO

Recebo do professor e historiador caiçarense Jocelino Tomaz o email que transcrevo na integra: ”Prezado Pedro, assim como fizemos com Joaquim Pereira, este mês estamos resgatando a história de outro grande caiçarense que deveria ser motivo de orgulho para toda a Paraíba e está “esquecido”. Trata-se de Rafael de Carvalho. Rafael atuou em 23 filmes, 5 novelas, programas humorísticos, montou peças teatrais e espetáculos, gravou 5 compactos e 2 LPs, escreveu 2 livros e vários cordéis, foi um o fundador do atual Museu do Folclore Edison Carneiro, o maior do gênero no país. Tendo em vista de termos tido este mês o Dia da Televisão(11) e teremos o do folclore(22), creio que seria interessante resgatarmos esse artista a nível de estado. Curiosamente, existem duas ruas que levam seu nome, uma no Rio e outra em São Paulo, e, pelo que sabemos, nenhuma na Paraíba.”

O ARTISTA RAFAEL DE CARVALHO II

Pois é, tem razão o professor Jocelino, coincidentemente outro caiçarense também com nome em pavilhão de música no Rio de Janeiro, completa este ano 100 anos do seu nascimento, trata-se do maestro e compositor Joaquim Pereira, que mesmo festejado até no exterior, não foi esquecido ainda na sua terra a Paraíba, graças aos seus familiares que vivem lutando pela preservação da memória do mesmo e neste momento tentam junto a Prefeitura da Capital, para que seja cumprida uma lei de 1994, dando o nome do mesmo a um dos colégios do Município, buscando ainda junto a Prefeitura de Caiçara, para que o maestro Joaquim Pereira seja lembrado pelo menos numa das ruas de sua querida terra Caiçara,que tanto amou e que decantou em várias composições, inclusive sendo autor da musica do hino oficial da cidade.

Esta coluna é publicada diariamente em sete portais e no [http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário