terça-feira, 14 de setembro de 2010
NA PARAÍBA TEM
Buchada de Bode
Ingredientes
1. 01 bucho ( estômago de cabrito ou carneiro)
2. 500g miúdo ( tripas, fígados, bofe/pulmão, e coração)
3. 03 limões
4. 240g sangue aferventado
5. 01 cebola grande picada
6. 03 dentes de alho picado
7. 03 tomates grandes picados
8. 02 pimentões picados
9. 02 colher de sopa de vinagre
10. ½ xícara de salsa,coentro e cebolinha picado
11. 01 colher de sopa de hortelã picada
12. 100g toucinho fresco
Preparo
Limpar e lavar bem o bucho, as tripas e o miúdos.
Colocar numa panela, cobrir com água, levar ao fogo alto e deixar ferver por cerca de cinco minutos. Escorrer e lavar novamente todos os pedaços com sal e limão.
Deixar o bucho inteiro. Cortar os miúdos e o sangue e ponha em uma panela, Acrescentar a cebola, o alho, os tomates, os pimentões, o vinagre, pimenta do reino e cominho, coentro,salsa,cebolinha, e hortelã.
Rechear o bucho com os miúdos temperados e costurar a abertura.
Colocar em uma panela grande, colocar bastante água, junte o toucinho, levar ao fogo alto e deixar ferver. Abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por cinco horas. Adicionar água quente à medida que for secando.
Servir cortada e acompanhada com pirão e arroz branco.
Para melhor equilíbrio nutricional recomendamos servir com laranja ou abacaxi e uma salada de verduras.
Pirão
Preparo: retire o toucinho da panela, amasse-o com o garfo e devolva-o ao caldo do cozimento.Verifique o tempero, acrescente sal a gosto.Adicione a farinha de mandioca, mexendo sempre para não empelotar, até obter um pirão homogêneo.
Esta iguaria, tem origem com o Maranho, da gastronomia portuguesa, que remete a expressão marrano que significa excomungado e que servia, antigamente, para designar, de forma injusta mouros e judeus, e remete também ao Crux mechi da gastronomia libanesa.
É muito apreciada em todo o Nordeste. Em João Pessoa na Paraíba você pode degustar a iguaria nos restaurantes: Vila Cariri com o nome de PRATO SÃO JOÃO DO CARIRI Bar da Buchada no Bairro de Intermares/Cabedelo e Mangai na Av. Edson Ramalho/Manaíra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário