domingo, 16 de maio de 2010

A ORIGEM DA PALAVRA GARI E O SEU DIA



Hoje no dia do gari e segue uma poesia do poeta paraibano Ronaldo Cunha Lima e depois a definição da palavra gari.

O GARI

Tende ser invisivel quando passa
pelo povo, que paneas pensa em si,
Seuqer notam o cuidar das praças
menosprezos que há tempos percebi

Quando ele ri, ninguém o vê com graça
niguém sorri da graça que ele ri,
Parece esvaecida na fumaça
a presença importante do gari.

É ele que conserta os nossos erros,
que supre a nossa falha educativa
nossa péssima prática de emperros.
É ele que me ensina e me motiva

É ele que me ensina e me motiva
a de levar os meus erros aos aterros
para manter a natureza viva!


A palavra gari vem do nome de Pedro Aleixo Gary que era empresário e durante o Império, assinou com a Corte Brasileira o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir no Rio de Janeiro, cidade onde morava, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos, o que nessa época era muito comum.
Os cariocas se acostumaram com esse trabalho e sempre mandavam chamar a
"turma do Gari" para executá-lo. Aos poucos e de tanto repeti-lo, a população da cidade associou o sobrenome de Aleixo Gari aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas.

Assim, o nome gari se espalhou para o restante do País.
Em homenagem ao empresário a Comlurb mantém no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro, uma fábrica de utensílios para limpeza urbana, que leva o nome de fábrica Aleixo Gari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário