segunda-feira, 10 de maio de 2010

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

PEC DOS POLICIAIS NA PAUTA



O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), revelou que entre os dias 18 e19 vai levar a PEC 300 para votação em Plenário. - A próxima semana é o prazo para que haja a tentativa de um acordo. Eu levarei ao Plenário de qualquer maneira. Se houver um acordo muito bem, melhor que vá acordado para o Plenário. Agora, não vou deixar isso no colo da presidência da Câmara, vou levar ao Plenário daqui a duas semanas- confirmou Temer. O deputado federal Major Fábio (DEM-PB) está confiante na palavra do presidente e já iniciou a mobilização dos Policiais e Bombeiros para participarem da votação no próximo dia 18. Justo, justíssimo, pois o policial brasileiro já não agüentam mais os humilhantes salários que percebem.



ARMA, INSTRUMENTO DE MORTE



Por falar em polícia, todo mundo sabe que arma de fogo é um instrumento de morte e que nas ruas nas mãos de pessoas despreparadas aumenta muito o numero de homicídios, daí a necessidade de planos e operações para o desarmamento da população, o que infelizmente não vem acontecendo. Dias desses, tratei aqui neste espaço, sobre o impressionante numero de homicídios ocorridos na Paraíba. Em 2006 foram 218, em 2007, 265, em 2008 286, em 2009 375. Este ano de 1º de janeiro até o dia 13 deste mês de abril, foram atendidos no Hospital de Traumas Senador Humberto Lucena, 305 pessoas, feridas por arma de fogo, o que corresponde ao espantoso número de 3 vitimas por dia. Pior é ouvir o secretário Gustavo Gominho dizer abertamente, que a segurança publica vai muito bem obrigado.



VIAGENS NÃO SERIAM POLÍTICAS?



Ninguém mais do que o governador José Maranhão, tem estrilado tanto contra os encontrões que estão sendo promovidos pela oposição, em vários recantos do nosso Estado, dizendo o governador José Maranhão, que Cássio, Ricardo e Efraim estariam ferindo a legislação federal, que só permite tais andanças depois das convenções eleitorais em junho.No sábado em Souza, num evento para professores o governador não perdeu tempo e ao lembrar um projeto seu ainda em tramitação no Senado e que beneficiaria os professores, sapecou: “Quando você Vitalzinho chegar ao Senado, vai encontrar esse projeto tramitando. Ao ver a cara de desagrado feita por Wilson Santiago, o governador completou: “E você também Wilson Santiago”. Pergunta-se: tal discurso não revelaria também pregação política e pedido de votos?



RUY CARNEIRO COERENTE



O deputado Ruy Carneiro no passado esteve envolvido em alguns acontecimentos não muito simpáticos aos olhos da população, quando, por exemplo, lançou mão de cerca de R$ 10 mil reais dos recursos da FAC, destinado aos mais carentes e corrigiu a dentadura da esposa dele Ruy Carneiro. Neste momento, entretanto, a de se respeitar a as declarações do deputado, que indagado com quem caminharia após a desistência de Cícero Lucena. Disse o mesmo: “Com nenhum dos dois candidatos a governador. Ricardo prejudicou Cícero e Maranhão cassou Cássio. Sou coerente continuo contra os dois. Bota coerência nisso.



DE PÁRA-QUEDAS CLEROT DESEJA MANDATO



José Luiz Clerot assinou ficha de filiação no PMDB em 2009 e ontem afirmou que disputará uma cadeira na Câmara Federal. Ele já foi deputado federal pelo PMDB da Paraíba por dois mandatos sucessivos, de 1991 a 1994 e de 1995 a 1998. Por conta de tal anúncio, duas questão são fundamentais: Primeiro é preciso saber como tal cidadão que reside na Capital Federal vai obter atestado de residência em nosso Estado e a segunda questão a ser enfatizada, é que o eleitor paraibano que no passado voltava em candidatos cujos domicílios eram os luxuosos hotéis de nossa orla, hoje é devidamente esclarecido e politizado e o senhor José Luiz Clerot, que no passado de pára-quedas obteve aqui um mandato de deputado popular, não terá mais tanta facilidade.



GREVE DA POLÍCIA FEDERAL



A Assembléia Geral Extraordinária promovida pela Federação Nacional dos Policiais Federais definiu o calendário de mobilização dos policiais para o mês de maio. Conforme a decisão da Assembléia Geral, no dia 11, terça-feira, representantes dos 27 sindicatos do país estarão em Brasília. O objetivo é participar da audiência pública que debate a Lei Orgânica da Polícia Federal. Na quarta-feira, 12, os representantes sindicais participam, ao lado dos colegas de Brasília e do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do DF de um ato em frente ao ministério do Planejamento pela reestruturação da carreira e da tabela salarial.No dia 19, acontece a paralisação nacional da categoria com operação padrão nos principais aeroportos do país. O pessoal de nível superior, ou seja, delgados e peritos negociam de forma separada com o governo federal.



RECADASTRAMENTO DOS APOSENTADOS PELA UNIÃO



A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento (SRH/MP) vai iniciar nos próximos dias o processo de atualização cadastral dos cerca de 700 mil aposentados e beneficiários de pensão que têm vínculo com a União e recebem seus proventos por intermédio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape). Para atualizar os dados é necessário que todos eles compareçam pessoalmente, entre agosto e novembro, a uma agência bancária do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, de preferência naquela em que recebem o pagamento, levando documento de identidade, comprovante de residência e um contracheque. A atualização também poderá ser feita por procuração.



A MATERNIDADE CÂNDIDA VARGAS



A crise da saúde publica infelizmente atinge todos os Estados brasileiros, principalmente as quase cinco mil prefeituras. Aqui em João Pessoa porém, salta aos olhos mais desatentos que a saúde publica melhorou muito nos últimos anos, principalmente com relação a novas instalações com quase duas dezenas de belíssimos e confortáveis PSFs, Inauguração do Orto-trauma em Mangabeira, a reforma total do Santa Isabel e da Maternidade Cândida Vargas, que se tornou excelência no atendimento, principalmente naqueles casos mais complexos, atraindo parturientes de todo o Estado e até de outros Estados vizinhos, sem falar na melhoria da quantidade e qualidade dos servidores da área, principalmente agora com a contratação de 1.100 novos funcionários, cujo concurso se encontra em tramitação.



A MATERNIDADE CÂNCIDA VARGAS II



Pois bem, apesar de todas essas providencias, determinado órgão de imprensa, que vive fazendo plantão defronte as unidades de saúde da Prefeitura, na semana que passou localizou uma mulher cujo feto se encontrava morto no seu ventre e a repórter defronte a maternidade Cândida Vargas, entrevistou os familiares da referida mulher e já queira criar um factóide, sendo chamado inclusive o promotor e curador da área de saúde, que depois de verificar os exames e se inteirar sobre o assunto, frustrou a expectativa daquele grupo de comunicação, dizendo o curador em alto e bom som, que a maternidade não tinha qualquer culpa no lamentável caso e que o único pecado da direção daquela maternidade ,foi o fato de não ter se explicado convenientemente a repórter o que de fato havia ocorrido com a parturiente. O danado é que aquele órgão de imprensa, pouco a pouco vem ficando desacreditado junto à população paraibana.



Esta coluna é publicada em cinco portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário