CÍCERO E LUCIANO JUNTOS
Um antenado leitor desta coluna, que por ser funcionário pede para não ser identificado, nos alerta que tanto Cícero Lucena quanto Luciano Cartaxo estão com idéia fixa para serem candidatos, o primeiro como governador, rejeitado inclusive pelo seu partido e o segundo em ser vice governador de José Maranhão, que solenemente ignora os seus apelos quase que diários em tudo que é rádio e canal de televisão. Esse leitor, através deste espaço faz uma sugestão, os dois bem que poderiam juntar as forças e a inquebráveis vontades e saírem numa chapa única, posto que não dependeriam da vontade de ninguém e ainda sairiam como vitimas do processo. Pois é, fica a sugestão.
MARANHÃO E WELLINGTON CONVERSARAM
Brincadeiras a parte, mas na realidade ontem tratamos aqui que o deputado federal Wellington Roberto poderia ser o vice na chapa de Maranhão e ontem mesmo a noite, os dois estiveram reunidos e já circula a informação de que por conta da simpatia de alguns membros do PT Nacional pelo nome do deputado, o mesmo pode acabar selando a indicação do PR para postular a vice-governadoria na chapa, sendo Luciano Cartaxo lançado como candidato a deputado estadual e o filho de Wellington, Caio Roberto, para suceder o pai na Câmara Federal. É pouco, muito pouco pelo que o PT representa na Paraíba.
LUIZ COUTO CRITICA PT E MARANHÃO
A propósito da eleição vindoura, deputado federal Luiz Couto (PT) declarou ontem (4) que o seu partido na Paraíba foi terceirizado pelo governador José Maranhão, que quer o PT apenas como um partido que dará mais tempo de televisão e que conta com aguerridos militantes. Segundo ele, a direção estadual petista agachou-se e está a reboque do PMDB. Em entrevista ao programa CBN-João Pessoa, Luiz Couto lembrou que o deputado Rodrigo Soares, seu sucessor na direção do PT na Paraíba, sempre disse defender que, na aliança com o PMDB, o partido só aceitaria o cargo de vice com o nome de Luciano Cartaxo (PT), mas agora não está se impondo para fazer prevalecer à reivindicação petista.
ESTACIONAMENTO NA ORLA
Estacionar veículos nas Praias de Tambaú e Manaira sempre foi um verdadeiro drama e que recentemente piorou muito com a ciclovia que diminuiu o numero de vagas até então existentes. A Prefeitura indenizou algumas barracas entre o Mercado do Peixe e Bahamas e ficou com uma área com mais de 20 mil metros quadrados, pretendendo construir ali uma grande praça para deleite dos pessoenses e turistas. Este aprendiz, a exemplo do que já se faz nos outro Estados, entende que se poderia fazer uma praça sim, preservando os bancos da calçada, construindo outro banco de ponta a ponta próximo a arrebentação das ondas e bancos em volta das arvores ali existente, mas deixando ali um espaço para estacionamento que comportaria com certeza, mais de uma centena de veículos. Fica a sugestão.
BANDIDOS MANDAM NA PERIFERIA
Chega à informação de que bandidos na Comunidade de Taipa encravada no Bairro Costa e Silva nesta capital estão promovendo “Toque de recolher” e exigindo dinheiro dos humildes moradores daquela comunidade, que ficam verdadeiramente aterrorizados, pois sequer podem pensar em se recusar a fazer o pagamento mensal aos meliantes. Sabe qualquer aluno de Academia de Polícia, que casos assim são facilmente fáceis de diagnosticar e resolver e só perduram por omissão total da polícia, pois qualquer pessoa que conhecer medianamente de segurança pública, sabe que bastaria apenas “infiltrar” no bairro um policial e solicitar do mesmo no final de 30 dias, um relatório da situação e os nomes dos envolvidos e depois prendê-los. Ou seja, bandido se cria, porque a polícia pelos mais variados motivos permite, principalmente quando incomoda apenas a parte mais humilde da população.
CONCURSADOS DA POLÍCIA CIVIL
Por falar em polícia, esta semana tratei aqui sobre os concursados da Polícia Civil, que depois de cumprirem com sacrifício todas as etapas do concurso publico iniciado ainda no governo Cássio Cunha Lima, descobriram que o governo do Estado, alegando dificuldades financeiras, não pretende convocá-los, ou seja, os mesmos caíram num verdadeiro estelionato. Agora por conta de tudo isso, decidiram promover mais um protesto para cobrar o andamento do concurso da Polícia Civil que já se arrasta por quase dois anos sem conclusão. O protesto será realizado no próximo sábado e o presidente da Aspol e pré-candidato a Deputado Federal pelo PSB Flávio Moreira participará da atividade.
CASSAÇÃO EM SANTA RITA
A juíza Ana Maria Ciraulo determinou ontem, 4, que o presidente da Câmara Municipal de Santa Rita, Ednaldo Pereira de Santana, assuma a prefeitura daquele município. O ofício da magistrada foi entregue na manhã de ontem por dois oficiais de Justiça. A juíza concedeu esse tempo para que o prefeito Marcus Odilon (PMDB), cassado por decisão monocrática, consiga uma liminar para permanecer no cargo até que o mérito da questão seja julgado. Marcus Odilon e seu vice Gilvandro Inácio dos Anjos (PMDB) são acusados de abuso de poder político e econômico. Ainda ontem mesmo, o juiz Alexandre de Luna Freire concedeu liminar à medida cautelar intentada pelo Prefeito Marcus Odilon, de Santa Rita, permitindo que ele fique no cargo até o julgamento do recurso que seus advogados apresentaram ao TRE. Essa contenda ainda vai render muito e deve perdurar até o termino do mandato do mesmo.
ADEUS A OPERAÇÃO MANZUÁ
Governo vai substituir a Manzuá por ação móvel, realizada com micro-ônibus dotados até de internet. O Governo do Estado vai implantar ainda este ano uma nova operação policial nas rodovias estaduais e federais em todas as regiões da Paraíba. A nova modalidade de policiamento preventivo substituirá a atual Operação Manzuá e será móvel, não terá postos fixos e estará presente em toda a Paraíba em dias, horários e locais alternados.Para tanto, o Estado vai adquirir dez micro-ônibus equipados com computador, impressora, telefone e internet, além de comprar três delegacias móveis para uso em grandes eventos. Realmente o modelo já havia se esgotado faz tempo.
APROVADO FICHA LIMPA
O Plenário aprovou, nesta terça-feira (4), por 388 votos, o substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) para o projeto Ficha Limpa (PLPs 168/93, 518/09 e outros). Por acordo entre os líderes partidários, a votação dos doze destaques apresentados ao texto será feita nesta quarta-feira (5). A proposta evita as candidaturas de pessoas condenadas por decisão colegiada da Justiça por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O texto aprovado amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato ficará sem poder se candidatar. Não se sabe se o projeto transformado em lei valerá já para o próximo pleito.
NOVA OBRA DE ARTE NA CIDADE
Para desgosto da nova censora da cidade, a vereadora Eliza Virginia, que controlar e censurar tudo inclusive as obras de arte, a Prefeitura instalou mais uma delas no girador vizinho a Shopping Bessa. Trata-se de uma obra na cor branca sob efeito de luz indireta e com desenho futurista. Com certeza infinitamente melhor e mais bonita do que os outdoors que o governo do Estado indevidamente colocava naquele e outros giradouros anunciando obras de sua gestão, além de inteiramente antiestético, prejudicava a visão daqueles que precisavam contorná-los.
A PEC DOS APOSENTADOS
Os aposentados que ganham acima de um salário mínimo nos sete anos de governo Lula, já perderam mais de 40% do poder de compra. Ontem a noite a Câmara Federal, aprovou para os mesmos um reajuste de 7,7%. O texto agora vai ser encaminhado ao Senado para apreciação, com tal reajuste retroativo a partir de 1º de janeiro deste ano. O texto original da Medida Provisória 475 editada pelo governo previa um reajuste de 6,14%. Ainda faltam votar alguns destaques, entre eles, o que acaba com o fator previdenciário. Lula já avisou que irá votar o texto aprovado.
CHICO CESAR E A FUNDAÇÃO BÉRADÊRO
Quem pensa que Chico Cesar é apenas cantor e compositor dos bons, se engana, pois o mesmo que atualmente dirige a Funjope, há cerca de 10 anos criou com a sua irmã Iracy, em sua terra natal Catolé do Rocha, o Instituto Cultural Casa do Béradêro. Recentemente tal ONG recebeu patrocínio da Petrobras em um dos seus projetos. “Projeto Gente que Encanta”, Em 2001, Chico Cesar sentiu que poderia com a fama adquirida dar visibilidade, apoiar financeiramente o projeto de sua Irmã Iracy pelo menos nos primeiros passos. Paralelamente foram conseguindo apoios como da Fundação Vitae, que aportou recursos para a aquisição do primeiro grande lote de instrumentos, de e também de franciscanos alemães. Professores da Galícia, na Espanha, tomaram conhecimento do nascente Instituto Béradêro e convidaram uma parte da orquestra para que se apresentasse por lá e também em Portugal. Cursos como o de luteria, operador de áudio e os demais cursos de música como violino, violoncello, violão, etc. estão sendo ministrados com turmas maiores estes. O projeto também prevê a melhoria na infra-estrutura física através da construção de um estúdio musical para gravação e ensaios bem como contratação de profissionais qualificados. A Funjope se encontra com certeza em boas mãos.
Esta coluna é publicada em cinco portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi, Pedro!
ResponderExcluirGostei dos seus papos de esquina.Parabéns!
Só tem uma coisinha: Chico César não é parceiro de SUA irmã Iracy e sim da Irmã Iracy, uma freira que foi sua primeira professora de música.
Oi, Pedro. Vi que retificou a informação sobre a Irmã Iracy. Fico contente em ter ajudado...
ResponderExcluir