segunda-feira, 31 de maio de 2010

O FIAT 147

CELIBATO SACERDOTAL E A PEDOFILIA!




Escreveu Carlos Fernando Priess (*)

Assistimos uma verdadeira onda de pedofilia, que atinge gravemente, entre outros criminosos, os padres da Igreja Católica, afetando a disciplina do celibato e o carisma da vocação sacerdotal, considerado como um estado de vida para quem se diz um ministro de Deus.

Por certo não deveria ser justo afastar do sacerdócio aqueles que podem e parecem ter vocação ministerial, mas que não tem qualquer vocação pela vida celibatária, e que a Igreja guarda desde há séculos como uma pedra preciosa.

Os meios de comunicação, o desenvolvimento, muitas informações, tem trazido novos fermentos para a vida, manifestando, também a tendência, dos sacerdotes estarem, na calada da noite ferindo, o que deveria ser sagrado em sua vida religiosa e até cometendo o crime de pedofilia.

Assistimos todos os dias na televisão, a mulher é transformada em alegoria de mercadoria, ao lado dum automóvel. Este é o sinal de como o mercado já colonizou o corpo da mulher com as fantasias sexuais.

Torna-se necessário, urgente, imediato, que a Igreja torne a examinar esta sua instituição característica, abolindo o celibato, cuja observância, segundo alguns, se tornou problemática e quase impossível nos tempos atuais, no nosso mundo.

O problema, em verdade é secular, pois muitos padres da Igreja Católica Bizantina, aderiram há muito tempo, à Igreja Ortodoxa Grega, onde o celibato obrigatório não é exigido.

O celibato para a história do mundo é novo, foi o Papa São Gregório VII (papa de 1073 a 1085), que agindo é claro, em fé, introduziu na Igreja o celibato obrigatório para os seus sacerdotes da Igreja Católica. Agiu com a melhor das intenções, pois queria selecionar os candidatos para o clero, depois da separação da Arquidiocese de Roma e a criação da denominada Igreja Ortodoxa Grega.

Uma verdade que precisamos analisar é que Jesus Cristo - o Homem de Nazaré - deixou bem evidente que há eunucos de vários tipos, mas que os verdadeiros são os feitos pelo Reino dos Céus. Quando o jovem recebe o chamado Sacramento da Ordem, tornando-se padre, ele não se transforma, como que por encanto, num desses eunucos santos. Esse padre fica sujeito a entrar numa forte crise existencial, pois que sua vocação sacerdotal pode ter sido uma ilusão, ou seja, fruto de um idealismo próprio da imaturidade dos jovens.

Ficam os padres a mercê de aventuras amorosas, ou então, passará a sofrer distúrbios psicológicos, que podem levá-lo às tendências homossexuais ou pedófilas. Um padre, que deveria ser um modelo de moral e boa conduta para as outras pessoas, enveredam-se pelo caminho das práticas pecaminosas e até criminosas, como no caso da pedofilia.

O que, como não podia deixar de ser, escandaliza tremendamente as pessoas. Vindo à baila a conhecida frase paulina: “É melhor casar que abrasar-se”. (I Coríntios 7:9).

De acordo com textos bíblicos, Jesus não impôs esta condição ao escolher os Doze Apóstolos, como também, os Discípulos não a impuseram àqueles que iam colocando à frente das primeiras comunidades cristãs.

São situações que vem agitando a consciência de todos e provocando perplexidades nalguns sacerdotes e jovens aspirantes ao sacerdócio, atemorizando muitos fiéis. E o propósito de imprimir novo lustre e vigor ao celibato sacerdotal, nas circunstâncias atuais, ou então, o que seria mais lógico e humano, seria atender o que já vêm sendo discutido no Vaticano, especialmente, depois de Paulo VI, portanto, é necessário a abolição do celibato.

(*) Advogado/economista – carlos@priess.com.br

COM O SEU PRESTÍGIO LULA FORTIFICA QUALQUER CANDIDATURA

QUAL O SEU SALÁRIO?

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

RICARDO ESTARIA COM SERRA



Mesmo o PSB tendo fechado com a candidatura da ex-ministra Dilma Roussef e Ricardo Coutinho aqui no nosso Estado ter deixado claro que caminhará com a candidata do Planalto, a Revista Istoé que se encontra nas bancas, revela que Dilma terá o apoio de 16 governadores, Serra seis e Marina nenhum. Ao desenhar o quadro com todos os Estados da Federação, a revista equivocadamente coloca Ricardo Coutinho dentre aqueles que apóiam José Serra, induzindo assim o eleitor a erro. Seria prudente que a revista fosse imediatamente alertada sobre o equivoco.


JOSÉ MARANHÃO E A MISSA


Frequentadores da missa dominical da Igreja de São Miguel no Bairro do Bessa ficaram muito chateados na data de ontem, em razão do atraso no início da missa que ali é realizada pontualmente às 8 horas. Um leitor que pediu para não ser identificado é trouxe a queixa, dizendo que chegou ao local por volta das 8h15 e a missa ainda não havia começado, pois todos esperavam a chegada do governador José Maranhão, que tinha ido aquele bairro inaugurar algumas obras. Ao se aproximar da porta, o leitor se deparou com uma jovem devidamente fardada de recepcionista, com o nome “cerimonial” pregado na lapela, que solicitava o nome dos que ali chegavam e conferia numa listagem que trazia em mãos. Tal fiel insatisfeito com o atraso que por certo ainda iria demorar muito, pois aguardavam indefinidamente a chegada do governador, resolveu bater em retirada em busca de outra igreja, estranhando o que vira, pois jamais teve conhecimento de missa com verificação de freqüência na porta.



PESQUISA PARA O SENADO



Pela pesquisa do Ibope que a TV Cabo Branco publicou na sexta-feira, o ex-governador Cássio Cunha Lima continua liderando a corrida para o Senado, com 45 por cento. Em segundo está o senador Efraim Morais, com 20 por cento, vindo a seguir o deputado Vitalzinho do Rego, com 14 por cento.Com 10%, aparecem empatados Luiz Couto (PT), Ney Suassuna (PP) e Roberto Paulino (PMDB).Wilson Santiago obteve 8%; Marcondes Gadelha ,6%; Wellington Roberto (PR), 5%; Roberto Cavalcanti (PRB), 3%; Vital farias (PCB), 2%; e Jaime Carneiro (PTC), apenas 1%.Pelo que se observa no que diz respeito a candidatura ao governo do Estado a chapa oficial vai bem, maçom relação a campanha ao Senado vai ter eu correr muito, pois os seus candidatos apresentam uma perfomance ainda muito pífia.



LIBERAÇÃO DA MACONHA


A turma dos fumacê não perde mesmo tempo e com a ajuda de alguns incautos e românticos,como Lula, Zé Serra e Fernando Henrique Cardoso (o “papa” da Fundação Ford), a Agência Brasileira da Cânabis Medicinal, que tem por objetivo “regularizar o uso da maconha para fins medicinais”, desejam sob pretexto do uso medicinal liberar o uso da maconha. Tal assunto foi discutido na semana passada em São Paulo, num simpósio promovido pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. (Cebrid/Unifesp), o lobby da maconha pretende agora provar que a cannabis sativa, longe de representar um dano, significa um benefício para o seu usuário. Segundo os atuantes lobistas, ainda que com restrições, a maconha é planta milagrosa, especialmente aconselhável “no tratamento do câncer, Aids, glaucoma, mal de Alzheimer, dor crônica e severa, perda de apetite, artrite, distrofia muscular, esclerose lateral amiotrófica e caquexia (fraqueza extrema)”.Tais pessoas certamente ignoram que a maconha é a porta para outras drogas e com certeza desconhecem também que a maioria dos crimes hediondos são cometidos sob efeito de drogas, dentre elas a maconha.A liberação para uso medicinais será meio caminho andado para se liberar o seu uso.


ISENÇÃO PARA AS IGREJAS


O deputado Romero Rodrigues, certamente querendo agradar os padres e pastores, apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei, isentando de pagamento de água e energia elétrica as entidades filantrópicas e igrejas de qualquer religião. Talvez o deputado não saiba que existe uma planilha custo no que diz respeito ao fornecimento de água e a energia e claro, toda vez que alguém é isento, sobra para os demais contribuintes. Por conta da proliferação de igrejas de todos os credos, já se percebe que a exploração religiosa é coisa hoje bem rentável, daí se torna inexplicável tal isenção. O deputado pode até ter tentado angariar a simpatia dos padres e pastores, mas certamente pisou na bola com os eleitores.


LULA NÃO É O CARA


Lula não é o cara, como cantou em verso e prosa a nossa mídia, passando para o público brasileiro de que o mesmo seria hoje o grande estadista mundial. A revista Time realizou uma pesquisa para verificar as 100 pessoas mais influentes do mundo e o nosso presidente ficou no 43º. O Presidente do Iraque - Mir-Houssein Mousavi – teve uma votação seis vezes superior à do Presidente brasileiro, isto sem contar Bill Clinton, Elton Jones, Manmohan Singh (premier indiano) ainda aprecem na frente de Sua Excia, gente da política, do cinema, teatro, show business. Como se observa a nossa imprensa exagerou e agora se comprova que o mesmo não é cara que indevidamente de propagou, pois perde até mesmo para atores e costureiros.


COMPRA DE VOTOS


O jornalista Decson Cunha, revela em artigo publicado no blog do Tião Lucena, que o pré-candidato ao Senado Wilson Santiago continua trabalhando para “comprar” as lideranças políticas com o dinheiro que amealhou, através das negociatas com as emendas do Orçamento, da sonegação fiscal e outras peripécias que costuma utilizar no mundo político-administrativo. Revela ainda o mesmo, que Santiago tem participação em algumas execuções de obras em andamento no Estado. Aliás, Wilson, mesmo sendo deputado estadual e advogado de ofício do Estado, ganhou uma licitação milionária no Governo Maranhão II, usando como testa-de-ferro dois cunhados: João de Sousa Brito e Terezinha Alves de Oliveira, que não têm uma bicicleta para andar. Todavia, ganharam uma licitação de R$ 12,5 milhões. Santiago precisa se explicar e o governo do Estado também.


O QUINTO CONSTITUCIONAL


Amanhã teremos a brincadeirinha, que a OAB denomina de escolha do quinto constitucional. Muitos advogados vão deixar as suas atividades para inocentemente depositaram os seus votos nos 14 candidatos que disputam a vaga de desembargador. Tal eleição ate poderia ser válida se não fosse à indevida interferência do governo do Estado, que determinou que dois dos seus secretários saíssem do governo, para assim disputarem a desejada vaga. Nem precisa ser muito inteligente para constatar que caso figurem na lista final, inevitavelmente um ou outro se tornará desembargador, comprovando assim que tudo não passou de um jogo de cartas marcadas.


Esta coluna é publicada em cinco portais e no
[http://blogdopedromarinho.blogspot.com]

domingo, 30 de maio de 2010

ESPARTANOS INVADEM ATACADÃO DOS ELETROS

Video satiriza invasão ocorrida no Atacadão dos Eletros em João Pessoa, que resultou numa morte e em dezenas de feridos.

ATUALIZE O SEU CURRICULUM

> Curriculum atualizado!!!
>
> Você acha que não te contratam em uma Grande empresa porque o seu currículo é
> muito 'fraquinho'?
> É muito simples, basta fazer algumas substituições no Nome da profissão!
> A seguir, algumas dicas para você dar um reforço em seu curriculum:
>
> * Oficial Coordenador de Movimentação Interna (porteiro)
>
> * Oficial Coordenador de Movimentação Noturna (vigia)
>
> * Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de ônibus)
>
> * Distribuidor de Recursos Humanos VIP (motorista de táxi)
>
> * Distribuidor Interno de Recursos Humanos (Ascensorista)
>
> * Diretora de Fluxos e Saneamento de Áreas (a tia que limpa o banheiro)
>
> * Especialista em Logística de Energia Combustível (frentista)
>
> * Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (Pedreiro)
>
> * Segundo Auxiliar de Serviços de Engenharia Civil (Servente, o chamado peão de
> obra!)
>
> * Especialista em Logística de Documentos (office-boy)
>
> * Especialista Avançado em Logística de Documentos (motoboy)
>
> * Consultor de Assuntos Gerais e Não Específicos (vidente) - esse é melhor !
>
> * Técnico de Marketing Direcionado (distribuidor de santinho nas esquinas) - que
> idéia genial!!!
>
> * Especialista em Logística de Alimentos (garçom)
>
> * Coordenador de Fluxo de Artigos Esportivos (gandula)
>
> * Distribuidor de Produtos Alternativos e Alta Rotatividade (camelô) - não é
> perfeito???
>
> * Técnico Saneador de Vias Publicas (gari)
>
> * Especialista em Entretenimento Masculino (prostituta)
>
> * Especialista em Entretenimento Masculino Sênior (prostituta de luxo)
>
> * Dublê de Especialista em Entretenimento Masculino (travesti) - esse é
> bárbaro!!!
>
> * Supervisor dos Serviços de Entretenimento Masculino (cafetão)
>
> * Técnico em Redistribuição de Renda (ladrão) - bárbaro!!!!!!

VENDE-SE DOIS APARTAMENTOS NA PLANTA

sábado, 29 de maio de 2010

O PÉ FRIO DE LULA, PODE COMPROMETER A SELEÇÃO


Diego Garcia
A delegação da Seleção Brasileira que vai embarcar para a África do Sul para a disputa da Copa do Mundo tem um encontro nesta quarta-feira com Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, em Brasília. O petista, que tem fama de pé-frio, vai se reunir com o elenco para desejar boa sorte na busca pelo hexacampeonato. Para justificar o rótulo de azarado do político, o Terra listou 35 oportunidades em que Lula esteve com equipes de futebol e esportistas e os resultados posteriores não renderam bons motivos para comemorações aos atletas. 1 - SÃO PAULO 2003 - No dia 17 de março de 2003, Lula ganhou uma camisa do clube tricolor depois de o time apoiar a campanha Fome Zero. Logo depois, os são-paulinos foram vice-campeões paulistas ao perderem a final para o Corinthians e foram eliminados da Copa do Brasil pelo Goiás. 2 - FLAMENGO 2004 - No dia 6 de janeiro de 2004 o petista recebeu Márcio Braga, então presidente do time rubro-negro, e vestiu a camisa flamenguista. Alguns meses depois a equipe carioca foi derrotada na final da Copa do Brasil para o Santo André em pleno Maracanã.
3 - GUSTAVO KUERTEN 2004 - O tenista presenteou o político com uma raquete em 3 de dezembro. Nunca mais venceu um torneio profissional.
4 - INTERNACIONAL 2005 - O presidente ganhou uma camisa do clube colorado em 5 de abril. Nesse mesmo ano, o time gaúcho chegou a liderar o Campeonato Brasileiro quando onze jogos foram anulados pelo escândalo de arbitragem. Resultado: o Inter teria sido campeão sem a anulação. Ficou com o vice.
5 - CORINTHIANS 2006 - O petista foi ao Parque São Jorge para inauguração do Memorial do clube, no dia 27 de janeiro, e posou para fotos com uma camisa corintiana que recebeu de presente. Em seguida, a milionária equipe da MSI ficou em sexto no Paulista e foi eliminada nas oitavas de final da Copa Libertadores pelo River Plate.
6 - SELEÇÃO E ROBERTO CARLOS 2006 - Em 20 de maio de 2006, Lula recebeu o lateral - o único atleta que disputaria a Copa daquele ano a visitar o político - e ganhou uma camisa autografada do Brasil. Pouco depois, a Seleção foi eliminada pela França. Roberto Carlos foi apontado como um dos culpados pela queda, já que seria o responsável pela marcação do atacante Henry, autor do gol.
7 - POPÓ 2006 - Em 8 de fevereiro o presidente ganhou luvas de presente de Popó. Depois disso, o lutador perdeu o cinturão de campeão mundial dos pesos leves pela WBO e nunca mais venceu uma luta importante.
8 - RACING-ARG 2006 - O presidente visitou a Argentina em 25 de abril. Na ocasião, ele ganhou do então presidente Nestor Kirchner uma camisa do Racing. No mês seguinte o clube quase caiu para a segunda divisão do campeonato local, ficando em 18º em um torneio com 20 participantes.
9 - INTERNACIONAL 2007 - Após o clube gaúcho ser campeão do mundo em 2006, o deputado Beto Albuquerque presenteou Lula com uma camisa da equipe colorada. Meses depois, o time foi eliminado já na primeira fase da Copa Libertadores e o arqui-rival Grêmio ficou com o título estadual.
10 - CORINTHIANS 2007 - Em 23 de fevereiro de 2007, os presidentes do clube alvinegro (na época, Alberto Dualib) e do Brasil se encontraram e posaram para fotos com a bandeira do time paulista. Meses depois a equipe seria rebaixada para a Série B pela primeira vez em sua história.
11 - BOTAFOGO 2007 - Bebeto de Freiras, então presidente do clube, visitou o Palácio do Planalto para falar com Lula antes da semifinal da Copa do Brasil contra o Figueirense. Os botafoguenses foram eliminados após dois gols anulados pela assistente Ana Paula de Oliveira.
12 - FIGUEIRENSE 2007 - Em visita ao estado catarinense, Lula ganhou uma camisa do Figueirense no dia 8 de maio. No mês seguinte o clube foi derrotado na final da Copa do Brasil pelo Fluminense.
13 - SELEÇÃO E RONALDINHO 2007 - No dia 1 de junho de 2007, o Brasil empatou com a Inglaterra por 1 a 1. Antes da partida, Lula cumprimentou o atual camisa 80 do Milan. Depois, a Seleção apenas empatou com a Turquia e perdeu para o México. Duas vezes melhor do mundo, Ronaldinho nunca mais foi o mesmo.
14 - BOTAFOGO 2007 PARTE II - O volante Túlio, então no clube carioca, deu uma camisa da equipe durante cerimônia de assinatura do decreto que regulamentava a Timemania. O time botafoguense era o terceiro colocado no Brasileiro e lutava pelo título. Acabou o ano em nono e foi vice carioca no ano seguinte.
15 - MÉXICO 2007 - Em 6 de agosto de 2007, o presidente mexicano Felipe Calderón presenteou o brasileiro com uma camisa da seleção local. Resultado: o México perdeu para a Colômbia por 1 a 0, para o Brasil por 3 a 1, para a Guatemala por 3 a 2, empatou com a Nigéria por 2 a 2, venceu o modesto Panamá por apenas 1 a 0 e depois ainda perdeu para o Paraguai por 1 a 0.
16 - PONTE PRETA 2008 - O clube ia enfrentar o Palmeiras na final do Paulista daquele ano. Corintiano, Lula recebeu uma camisa da equipe campineira no dia 25 de abril e declarou sua torcida pelo time do interior paulista na decisão. Placar final: Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta.
17 - CORINTHIANS 2008 - O clube alvinegro tinha vencido o Sport por 3 a 1 no primeiro jogo da final da Copa do Brasil e poderia perder por até um gol de diferença na partida de volta, quando Lula declarou que ia ver o jogo e torcer pelo título corintiano. Resultado: 2 a 0 para os pernambucanos e Sport campeão.
18 - VASCO 2008 - Em 4 de julho de 2008, Lula recebeu Roberto Dinamite, presidente do Vasco. O azar do político levou mais uma vítima para a segunda divisão meses depois, quando o clube carioca foi rebaixado pela primeira vez na sua história.
19 - FLUMINENSE 2008 - Lula visitou, no dia 23 de junho daquele ano, as Laranjeiras e ganhou uma camisa do time tricolor carioca. Dias depois, o Flu - que tinha a melhor campanha da Libertadores até então - perdeu a final para a LDU em pleno Maracanã, nos pênaltis.
20 - SELEÇÃO DE VÔLEI 2008 - Antes imbatível, a Seleção Brasileira masculina perdeu o título da Liga Mundial depois da visita de Lula.
21 - SELEÇÃO DE VÔLEI 2008 PARTE II - O presidente visitou a Vila Olímpica de Pequim, posou para fotos com o time de vôlei e afirmou que gostaria de assistir a uma partida. No mesmo dia, Bernardinho discutiu com Gustavo durante um treino e logo depois a Seleção ficou com a prata.
22 - DIEGO HYPOLITO 2008 - Ainda nos Jogos Olímpicos de Pequim, Lula levou um pouco de sua sorte ao maior favorito brasileiro. Resultado: o ginasta se esborrachou no chão e voltou para casa sem nenhuma medalha.
23 - KAKÁ 2008 - Melhor do mundo no ano anterior, o meia visitou o presidente Lula para dar um presente: uma camisa do Milan com seu nome. Kaká não repetiu as boas atuações que lhe renderam o título na temporada seguinte, se transferiu e foi criticado no Real Madrid. Especula-se que sofre de uma pubalgia crônica.
24 - GRÊMIO 2008 -O time gaúcho liderava o Campeonato Brasileiro quando em 6 de novembro Lula ganhou uma camisa do clube ao receber o projeto da construção do novo estádio gremista. O São Paulo acabou sendo o campeão daquele ano e o time do Sul, vice.
25 - FLUMINENSE 2009 -No dia 3 de fevereiro Lula passou mais uma vez pelas Laranjeiras e ganhou outra camisa do Flu. Logo depois, a equipe tricolor sofreu uma derrota inacreditável quando vencia o Duque de Caxias por 2 a 0 e levou três gols nos últimos 15 minutos.
26 - INTERNACIONAL 2009 - O presidente do Brasil ganha uma camisa do centenário do time colorado com o número 100 nas costas no dia 12 de janeiro. O Inter só consegue conquistar o Campeonato Gaúcho, perde na decisão da Copa do Brasil e é vice do Brasileiro.
27 - CORITIBA 2009 - O petista participou de seu terceiro rebaixamento depois que esteve com dirigentes do clube paranaense no dia 17 de setembro, no Aeroporto Afonso Pena para o pré-lançamento das medalhas comemorativas. O time alviverde caiu para a Série B, não ganhou o Paranaense e destruiu o estádio depois do rebaixamento.
28 - FORTALEZA 2009 - Pela quarta vez o pé-frio de Lula aparece com um rebaixamento. No dia 15 de março de 2009, o presidente do conselho do Fortaleza, Jorge Mota, entregou uma camisa oficial do clube ao presidente. No mesmo ano, o time caiu para a Série C.
29 - CHELSEA E FELIPÃO 2009 - No dia 18 de agosto de 2008, Lula recebeu o então técnico do Chelsea, Luiz Felipe Scolari, em Brasília. Presenteado com a camisa do clube inglês, Lula agradeceu. Felipão saiu de Londres sem um único título e o Chelsea ainda não conquistou a sua tão sonhada Liga dos Campeões.
30 - BOCA JUNIORS 2009 - O presidente foi presenteado com a camisa autografada pelos jogadores logo depois de um almoço no Palácio San Martín, em Buenos Aires. No mesmo dia a equipe perdeu para o Cuenca, do Equador, por 1 a 0. Sua sorte é que já estava classificada, mas a maldição de Lula foi mais forte e o time argentino - que não perdia um jogo de Libertadores em casa há seis anos - foi eliminado pelo modesto Defensor, do Uruguai, em plena La Bombonera.
31 - CORINTHIANS 2009 - Após o título da Copa do Brasil o elenco todo do Corinthians foi visitar Lula no dia 2 de julho. Menos de um mês depois o clube anunciou a venda de três de seus principais jogadores - André Santos, Douglas e Christian - e ficou em décimo no Brasileiro.
32 - FLAMENGO 2009 - O time rubro-negro foi visitar o presidente após a conquista do Campeonato Brasileiro. Depois disso, não conseguiu ser campeão carioca, título que faturava há três anos consecutivos, e caiu na Libertadores diante do Universidad de Chile.
33 - CORINTHIANS 2010 - O petista ganhou uma camisa do time relativa aos seus 100 anos no dia 23 de dezembro 2009. O time não passou nem pelas oitavas da Copa Libertadores e sequer se classificou às semifinais do Paulista.
34 - PALMEIRAS 2010 - Durante um discurso de Dilma Roussef, no dia 10 de abril, um torcedor pediu a Lula para assinar uma camisa do time alviverde. O autógrafo do presidente ocorreu justamente dias antes dos palmeirenses serem eliminados pelo Atlético-GO na Copa do Brasil.
35 - MARCELINHO CARIOCA 2010 - Última vítima da "maldição de Lula", o ex-jogador presenteou o presidente com a camisa 100 do Corinthians. Alguns meses depois foi eliminado da Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão.

POESIA DE UM ALUNO DA APAE

Poesia de um aluno da APAE

Esse poema foi escrito por um aluno da APAE, chamado, pela sociedade,
de excepcional. Excepcional é a sua sensibilidade! Ele tem 28 anos,
com idade mental de 15.

Ilusões do Amanhã

'Por que eu vivo procurando um motivo de viver,
Se a vida às vezes parece de mim esquecer?
Procuro em todas, mas todas não são você.
Eu quero apenas viver, se não for para mim que seja pra você.
Mas às vezes você parece me ignorar, sem nem ao menos me olhar,
Me machucando pra valer.
Atrás dos meus sonhos eu vou correr.
Eu vou me achar, pra mais tarde em você me perder.
Se a vida dá presente pra cada um,
o meu, cadê?
Será que esse mundo tem jeito?
Esse mundo cheio de preconceito.
Quando estou só, preso na minha solidão,
Juntando pedaços de mim que caíam ao chão,
Juro que às vezes nem ao menos sei, quem sou.
Talvez eu seja um tolo,
Que acredita num sonho.
Na procura de te esquecer,
Eu fiz brotar a flor.
Para carregar junto ao peito,
E crer que esse mundo ainda tem jeito.
E como príncipe sonhador...
Sou um tolo que acredita, ainda, no amor..'

PRÍNCIPE POETA (Alexandre Lemos - APAE)


Nota:
Peço que divulguem para prestigiá-lo.
Se uma pessoa que encontra as barreiras que ele encontra acredita
tanto no amor, por que a maioria das que se dizem 'normais' procuram,
ao contrário, negar sua existência?

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

CONCURSO: SALÁRIO R$ 21 MIL



O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) divulgou edital do concurso público para provimento de vagas aos cargos de auditor e procurador do Ministério Público junto ao TCE. São duas vagas para cada cargo. As provas serão aplicadas pela Fundação Carlos Chagas. De acordo com o edital, as inscrições estarão abertas a partir do dia 2 de junho, às 10 horas (pelo horário de Brasília), com o prazo estendendo-se até 8 de agosto, às 14 horas (também de Brasília).O valor da inscrição é de R$ 200,00, e todos os procedimentos são feitos pela internet, no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), no link referente ao concurso público.Os salários oferecidos para os cargos são de R$ 21.705,86. Para o cargo de procurador, o candidato terá de ser bacharel em Direito. Já para o de auditor é exigida formação superior, mas em qualquer curso, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação.Uma das exigências do edital para o cargo de auditor é ter até a data de posse idade mínima de 35 anos, e para procurador, a contar até a data da nomeação, comprovação de, no mínimo, três anos de efetivo exercício da atividade jurídica. O concurso terá três fases: provas objetiva e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, e, ainda, prova de avaliação de títulos, apenas classificatório. Os interessados por outras informações podem acessar o site do Tribunal de Contas (www.tce.ro.gov.br), procurar no lado esquerdo da página o menu “Serviços ao Cidadão” e clicar no link “Concursos TCE”.



O DESCASO DO STTRANS



Neste espaço, nunca escondi a simpatia pela administração Ricardo Coutinho e agora pela a de seu sucesso Luciano Agra, tendo por isso até recebido algumas criticas dos leitores deste espaço. Como particularmente não preciso de nenhuma esfera do poder, seja federal, estadual ou municipal, tal admiração se deu apenas em razão da vontade de ver o nosso Estado sair dessa lapinha e da disputa permanente entre o cordão azul e encarnado, ou seja, duas ou três pessoas que desejam se perpetuar no poder e que tanto atraso tem trazido ao nosso Estado. Por tudo isso sempre fico muito a vontade quando preciso criticar a Prefeitura, pois nenhum elogio merece credibilidade se não ocorrer a critica quando esta se fizer necessária.Dias desses critiquei aqui a Sttrans, em razão do comportamento de um grupo de jovens ciclistas que toda manhã por volta da 6 horas, defronte a Lanchonete do Açaí em Manaira, param as suas bicicletas em cima da calçada, cerca de 20 veículos, obrigando que os praticantes de Cooper desçam do passeio com risco de atropelamento, considerando que além de tudo, estes mesmos ciclistas estacionam os seus possantes automóveis, que trazem as referidas bicicletas, junto ao meio-fio da calçada, razão pela qual os pedestres são obrigado a disputar o pouco espaço que resta da via com os ônibus e automóveis, correndo por conseguinte risco de vida. O fato é que passado o um mês do pedido de providencias, tanto junto ao Strans, com cópia para a Ouvidoria Municipal, nada aconteceu e a irregularidade continua todos os dias, irritando a todos, o que nos permite imaginar que tal ocorre em razão de se tratar os infratores de jovens bem posicionados socialmente, pois tal fato se ocorresse na Ilha do Bispo em Mandacaru ou no Valentina, seria prontamente coibido. A propósito, o prefeito Luciano Agra, bem que poderia utilizar alguém de sua confiança e testar a comunicação entre a maioria dos órgãos municipais e a comunidade, cujos titulares, nem se dignam em responder os expedientes e fazem ouvidos moucos aos reclamos dessa população, que afinal de contas é que paga os salários do prefeito e de todos os assessores.



A PRISÃO DOS GRANFINOS



Por falar em granfinos, ainda repercute a prisão da dupla Glauber Oliveira de Farias e Sérgio Ramos de Queiroz, o primeiro estudante universitário e o segundo comerciante a alta sociedade paraibana, suas fotos saem nas colunas sociais, mas os dois são assaltantes. A dupla foi presa pelo GOE assaltando pessoas de posse. Eles vigiavam os ricos que entravam num supermercado localizado na estrada de Cabedelo, e quando estes saiam do estabelecimento, eram abordados e, educadamente, assaltados. Depois do assalto, os granfinos rumavam para o estacionamento subterrâneo de um shopping localizado nas proximidades, trocavam de roupa, trocavam de moto. O GOE botou sentido nos espertos e terminou prendendo os dois em flagrante. Glauber de Oliveira Farias, já havia sido preso anteriormente em duas ocasiões, por assalto e seqüestro e inexplicavelmente se encontrava em liberdade. Por favor que ninguém tente justificar tal liberdade, em razão do bom comportamento do dito cujo, pois tal documento é uma verdadeira peça de ficção e enganação, posto que por corrupção e por medo, jamais se viu uma declaração de qualquer diretor de presídio, informando ter algum preso com mau comportamento.



LUIZ COUTO QUER CASSAÇÃO DE EFRAIM



O deputado Luiz Couto, usou a tribuna da Câmara Federal e exigiu uma apuração séria contra o senador Efraim Moraes no caso das servidores fantasmas. Disse Couto, que Efraim já se envolveu em inúmeros escândalos durante o seu mandato e que o Senado costuma ser muito corporativista e joga tudo para debaixo do tapete, explicando que caso o fato realmente se confirme o mesmo deve ser cassado e obrigado a devolver os recursos para os cofres do Senado.Couto ainda aproveitou e atacou os irmãos de Efraim, dizendo que Joácio Morais, foi Secretário de Saúde do Governo do Estado da Paraíba e se envolveu em um gigantesco escândalo de superfaturamento de medicamentos. Ainda hoje, tramitam várias ações na Justiça Federal contra o irmão do Senador. O outro irmão do Senador, Inácio Bento, ex-superintendente do DER do Estado da Paraíba, está enrolado num caso envolvendo irregularidades no pagamento de quase 4 milhões de reais.


LUIZ COUTO QUER A CASSAÇÃO DE EFRAIM II



Para complicar ainda mais a situação, foi ouvido pela Policia do Senado,um servidor do gabinete do Efraim que revelou que tomou posse em nome das duas fantasmas e que isso é muito comum no naquela Casa de Leis.A propósito a imprensa divulgou a relação dos servidores do gabinete de Efraim com quase 50 nomes, dentre eles vários com sobrenomes Moraes, quatro com o sobrenome Nepomuceno, parentes da esposa do senador e Ronaldo Cunha Filho e Lucio Paredes Cunha Lima, cujo parntesco é desnecessário dizer. Efraim tem que se cuidar, pois Ney Suassuna no pleito passado se danou, por conta do “Escândalo dos Sanguessugas” em pleno período pré-eleitoral como acontece agora.


A PEC 300 E SUA TRAMITAÇÃO


A PEC 300 que pretende criar um piso nacional para policiais e bombeiros militares em torno de R$ 3.500,00 reais a ser aprovada em duas votações no Senado e numa votação na Câmara Federal, porém a partir daí a sua tramitação parou em que pese à pressão dos militares nas galerias daquela Casa de Leis,bem como a pressão de muitos deputados, ligados direta ou indiretamente a caserna. Na semana que passou o presidente Michael Temer, alertado de que tal valor não poderia figurar na Constituição Federal e que a provocação da inconstitucionalidade da PEC seria inevitável, por parte dos governadores dos Estados da Federação, suspendeu a segunda votação e nomeou uma comissão com vários deputados para encontrar um caminho legal para beneficiar os policiais. Esta semana o deputado Fernando Ferro (PT-PE), um dos membros da citada comissão, informou a os trabalhos andaram bem e que já estaria sendo encontrada uma formula para atender em parte os interesses dos policiais, sem ferir a Carta Magna. O parlamentar informou também que já na próxima terça-feira dia 1 de junho a matéria voltaria ao plenário da Casa., porém após um ensaio de negociação entre os trabalhadores da segurança pública e o governo, onde as categorias aceitaram a retirada do piso salarial do texto da proposta de emenda à Constituição, policiais e bombeiros voltam a exigir que os valores sejam impressos na Carta Magna, A coisa agora virou um impasse, um verdadeiro beco sem saída.



OS SALÁRIOS DOS DELEGADOS



Por falar em Polícia, a Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo, divulgou tabela salarial dos delegados de policia de 26 Estados e do Distrito Federal, revelando São Paulo a “Locomotiva do Brasil” ocupa o último lugar do ranking e que a nossa Paraíba ocupa o 21º lugar na Federação, existindo porém o compromisso por parte do governo do Estado de melhorar os salários dos nossos no mês de dezembro. Como se sabe deste o último concurso publico realizado aqui, muitos dos aprovados já jogaram a tolha e se mandaram, pois evidentemente de barriga vazia não existe vocação que resista.


FANTASMAS NA CÂMARA MUNICIPAL


Esta coluna isoladamente há meses já havia denunciado o verdadeiro festival de nomeações realizadas na Câmara Municipal quando da disputa de Durval Ferreira para o seu segundo mandato como presidente da Casa de Napoleão Laureano. Agora quem denuncia é o presidente do Sintram (Sindicato dos Trabalhadores Municipais de João Pessoa), Francisco de Assis Pereira (o Chico do Sintram), que afirmou a existência de mais de 400 servidores “fantasmas” na Câmara Municipal de João Pessoa. O presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), inexplicavelmente mantém o silêncio e tal atitude do presidente tem repercutido muito mal nos meios políticos, especialmente na Imprensa, Conforme a denúncia de Chico do Sintram, a Câmara Municipal “possui em seus quadros o equivalente a 418 funcionários que ocupam cargos comissionados, muitos deles sem dar as caras no local de trabalho”. Este número, segundo ele, corresponde à metade do que prefeitura dispõe, hoje: 826.Chico do Sintram foi mais além, ao afirmar que além dos 418 cargos comissionados, ainda existem na Câmara Municipal 127 servidores à disposição e apenas 27 funcionários efetivos, “numa demonstração de que se todos fossem trabalhar diariamente, não haveria espaço para acomodá-los.



A PARAÍBA E SEU LATIFÚNDIO POLÍTICO



O Jornalista Tião Lucena cada dia se supera no seu impecável texto e sagacidade nos temas que aborda. No seu último comentário o mesmo trata sobre o verdadeiro latifúndio que se tornou a política da Paraíba. Ou seja, na sua visão o deputado federal resolve tentar o Senado e já escala para substituí-lo o seu filho com a cara cheia de espinhas, na Câmara. E indaga Tião “Que mérito esse moço tem para ser nosso representante em Brasília, além o de ser filho do paipai que quer ser promovido? E assim caminha a Paraíba, o filho sucedendo o pai, transformando nosso Estado num latifúndio político, num reduto de paus mandados, num sítio de cerca baixa onde quem manda é o patrão, nunca o freguês como acontecia nas Casas José Araújo. Que podemos esperar de uma bancada política que nada deve ao povo? Ou você, eleitor ignaro, acha que esses meninos têm alguma dívida para com você, capaz de sentir-se na obrigação de resgatá-la quando estiver no Planalto?” Tião tem razão, o próprio governador, “empurrou” uma sobrinha na Assembleia e um sobrinho na Câmara Federal e tenta agora o quarto mandato como governador, como se no nosso Estado não tivesse ninguém que pudesse substituí-lo.O povo da Paraíba tem que entender que o nosso Estado necessita de oxigenação, precisa de mudanças, para sair da vergonhosa lanterninha que se encontra, até mesmo com relação aos Estados nordestinos.


NOSSA BANCADA FORA DA LISTA DOS MELHORES


A propósito do artigo de Tião Lucena, O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), todo ano divulga a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional e nós mais uma vez por conta da mediocridade dos nossos representantes, muitos indicados pelos paipais como escreveu Tião, estamos fora da importante lista. E antes que se diga que só são lembrados pelo Diap os parlamentares do Sul e Sudeste, temos vários dos nossos vizinhos nordestinos que foram lembrados: PERNAMBUCO Deputados Armando Monteiro (PTB) Fernando Ferro (PT) Inocêncio Oliveira (PR) Maurício Rands (PT) Roberto Magalhães (DEM) Senadores Marco Maciel (DEM) Sérgio Guerra (PSDB)PIAUÍ Senador Heráclito Fortes (DEM) RIO GRANDE DO NORTE Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) Senadores Garibaldi Alves (PMDB) e José Agripino Maia (DEM). Realmente é de chorar.



Esta coluna é publicada em cinco portais.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

ENQUANTO ISSO, ESPERO E SONHO QUE TUDO VOLTE AO NORMAL...

LORENZETTI será só uma marca de chuveiro;


FREUD voltará a ser o só criador da Psicanálise;

SEVERINO apenas o porteiro do prédio;



ARRUDA será apenas uma simples plantinha para espantar mal olhado;



GENUINO será algo verdadeiro;



GENRO apenas o marido da filha;
GREENHALGH voltará a ser um almirante que participou de nossa história;

Dirceu, Palloci, Delúbio, Silvio Pereira, Berzoini,Gedimar, Valdebran, Bargas, Expedito Veloso, Gushiken, Renan etc, serão simples.... presidiários.

E LULA APENAS UM FRUTO DO MAR

RONALDO DESENGANADO PELA NÃO CONVOCAÇÃO

CONCURSO EM RONDÔNIA R$ 21 MIL

CONCURSO: SALÁRIO R$ 21 MIL


O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) divulgou edital do concurso público para provimento de vagas aos cargos de auditor e procurador do Ministério Público junto ao TCE. São duas vagas para cada cargo. As provas serão aplicadas pela Fundação Carlos Chagas. De acordo com o edital, as inscrições estarão abertas a partir do dia 2 de junho, às 10 horas (pelo horário de Brasília), com o prazo estendendo-se até 8 de agosto, às 14 horas (também de Brasília).O valor da inscrição é de R$ 200,00, e todos os procedimentos são feitos pela internet, no site da organizadora do certame, a Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), no link referente ao concurso público.Os salários oferecidos para os cargos são de R$ 21.705,86. Para o cargo de procurador, o candidato terá de ser bacharel em Direito. Já para o de auditor é exigida formação superior, mas em qualquer curso, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação.
Uma das exigências do edital para o cargo de auditor é ter até a data de posse idade mínima de 35 anos, e para procurador, a contar até a data da nomeação, comprovação de, no mínimo, três anos de efetivo exercício da atividade jurídica. O concurso terá três fases: provas objetiva e discursiva, de caráter classificatório e eliminatório, e, ainda, prova de avaliação de títulos, apenas classificatório. Os interessados por outras informações podem acessar o site do Tribunal de Contas (www.tce.ro.gov.br), procurar no lado esquerdo da página o menu “Serviços ao Cidadão” e clicar no link “Concursos TCE”.

HONDA CITY R$ 25 MIL NO MÉXICO


Honda City brasileiro é lançado no México com preço inicial de R$ 25.800 – Como é possível?



A carga tributária no Brasil cada dia irrita mais os brasileiros, que vivem implorando que se faça uma grande reforrma e que se adote o imposto único, para assim aliviar oa população sacrificada. A propósito, a Honda lança no México o novo City. O sedan brasileiro, produzido na fábrica da Honda localizada em Sumaré – SP, chega ao mercado mexicano com apenas duas importantes diferenças: a primeira é a entrega com mais equipamentos desde a versão de entrada e a segunda é o preço equivalente a menos da metade do cobrado no Brasil.

No México, todas as versões são equipadas com freios à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, airbag duplo, ar condicionado além dos vidros, travas e retrovisores elétricos. O motor é o mesmo que equipa a versão ven dida no Brasil, ou seja, um 1.5 litro que entrega 116 cv de potência.

Por lá, a versão de entrada será oferecida por 197 mil pesos mexicanos, o que equivale a cerca de R$ 25.800. No Brasil, o City LX com câmbio manual (versão de entrada) que não conta com freios ABS, tem preço sugerido de R$ 56.210.

CHARGE DE REGIS SOARES

O senador Efraim e os seus fantasmas.

MAIS PÉROLAS DO DIREITO


Pérolas Processuais


"O sacado não foi encontrado porque morreu, porém a viúva continua com
o negócio aberto". (De uma informação do carteiro, ao devolver título à
Caixa
Federal).

" xxx falecido em 08 de maio de 2003, conforme certidão de óbito em
anexo,
doravante denominado reclamante, por seu advogado signatário, vem
perante
Vossa Excelência ajuizar ação trabalhista..." (De uma petição inicial
na
Vara do Trabalho em Varginha - MG).


"O devedor pode ser localizado na casa nº 242 da rua que fica aos
fundos do cemitério, não precisando o oficial de Justiça alegar medo, como
pretexto para não realizar a diligência, porque trata-se de rua despovoada de
almas do outro mundo". (De uma petição, na comarca de São Jerônimo)

"O contestante nega ser o pai da criança, pois não chegou a 'cometer' a
mãe do investigante. Mesmo tendo sido uma noite de orgias, com vários
participantes, o investigado limitou-se a uma única cópula, com outra
pessoa da roda, após o que ficou com o tiche murcho". (De uma contestação em
ação de investigação de paternidade, numa Vara de Família em Porto Alegre)

"A empresa é responsável em casos de assaltos dentro de seus coletivos,
pois deveriam ter câmeras acopladas a satélites para a segurança de
passageiros." (De um voto vencido, em acórdão do TJRJ).

"Edital é uma forma de fazer uma pessoa saber o que ela não sabe, só
quemuitas vezes, porque não lê o jornal, ela não vai mesmo ficar sabendo".
(Resposta em uma prova de Processo Civil, em Faculdade de Direito da
Grande Porto Alegre)

"O réu jamais furtou-se ao recebimento da citação. Ocorre que reside em
um local onde tem várias casas com o mesmo número, uma espécie de
apartamento deitado". (De uma contestação, em processo na comarca de Pelotas, com o
réu tentando explicar que não se escondera do oficial de Justiça).

"Bens móveis são aqueles que são fabricados nas marcenarias. Já os bens
imóveis são aqueles que não se movimentam, como um edifício, e também,
porexemplo, um veículo que por estar sucateado não tem como ser removido".
(De um universitário, ao fazer a diferenciação entre bens móveis e bens
imóveis, numa prova de Direito Civil)

"A parte autora diz que no contrato de compra e venda estão presentes o
sujeito e o objeto, mas não aponta onde estará o predicado". (De uma
contestação em ação revisional)

"Ordem de vocação hereditária é quando o filho segue a mesma profissão
dopai, ou seja, filho de peixe, peixinho é" (Candidato, em Exame da
Ordem)

De uma petição de inventário em Sorocaba, SP: "O de cujus deixou uma
de cuja e 4 decujinhos..."


De depoimento na Delegacia de Acidentes: "O pedestre não tinha idéia
para onde ir, então eu atropelei"

De uma certidão de oficial de Justiça: "Deixei de fazer a citação tendo
em vista que o réu está em lua-de-mel e me respondeu por telefone que nos
próximos dias não está nem aí..."

Certidão lançada por um oficial de Justiça, em Passo Fundo, após
efetuar uma penhora: "penhorei uma mesa de comer velha de quatro pés"...

Informação de oficial de Justiça, não tendo encontrado o réu: "O
mutuário foi para São Paulo melhorar de vida. Quando voltar, vai liquidar com o
Banco"

Início de relatório de perito-avaliador: "Chegando na fazenda do Sr.
PedroJacaré e em não encontrando o réptil"... (Perito ambiental!)

De um termo de encerramento de laudo judicial, em processo que
tramitou perante Vara Cível do foro João Mendes - SP : "Os anexos seguem em
separado."

ESTRESSOU NO TRABALHO USE A PASTA VERMELHA



quinta-feira, 27 de maio de 2010

TABELA DE SALÁRIOS DE DELEGADOS NO PAÍS

Alan Bazalha - Secretário Geral | ADPESP

Clique na imagem para ampliar


CHAMADO A BIN LADEN

A HISTÓRIA DA PINGA


Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
- O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE' .
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
História contada no Museu do Homem do Nordeste.

Não basta somente beber, tem que conhecer!

EXPLOSÃO EM POSTO DE COMBUSTÍVEL




Explosão de um carro movido a gás no Posto DiVerona na cidade de Garibaldi no Rio Grande do sul.Segundo a perícia o trabalho de colocação de gás no carro foi executado por pessoas não especializadas, resultando em óbito do seu condutor.

EMENDA TIRA PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE A POLÍCIA


Renata Camargo

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou hoje (26) uma proposta de emenda à Constituição que cria o Conselho Nacional de Polícia (CNP). A PEC 81/2009 retira do Ministério Público o poder de controle sobre as atividades policias civis e repassa esse controle a um conselho que será composto, em sua maioria, por delegados de polícia. Hoje cabe ao MP, por exemplo, agir no sentido de prevenir e corrigir ilegalidades e abuso de poder cometido pelas polícias.

Aprovada sob forte polêmica, a proposta relatada pelo deputado Marcelo Ortiz (PV-SP) segue agora para uma comissão especial, onde será analisado o mérito da matéria. De acordo com a PEC, o conselho será composto por 10 delegados, dois advogados, dois magistrados, um membro do Ministério Público e um cidadão de notável saber jurídico e reputação ilibada a ser escolhido pelo Congresso. Entre outras funções, caberá ao CNP apreciar os atos ilegais cometidos por policiais e aplicar penalidades.

Críticos da proposta afirmaram que é perigoso retirar o controle externo das mãos do Ministério Público. Na avaliação deles, isso pode provocar total perda de controle sobre as polícias e ferir a autoridade de governadores e membros do Executivo nos estados.

O deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) argumenta que, por ser nomeado pelo presidente da República, o conselho fere a autonomia dos estados. Segundo a Constituição, em seu parágrafo 6º do art. 144, as polícias militares e civis devem estar subordinadas aos governadores.

“Com essa PEC, os governadores deixarão de ter autoridade sobre as polícias. Eles vão ter cerceadas as suas atribuições de punir desvios funcionais, por exemplo. Quando um delegado de polícia pratica algo ilícito, quem vai apurar? Esse conselho está assumindo funções que ferem o pacto federativo”, criticou Flávio Dino.
O autor da PEC, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), alega que o MP não tem feito esse controle, nem estabelece punições, especialmente, por falta de regulamentação.

No debate na comissão de hoje, um bate-boca entre o deputado José Genoíno (PT-SP), contrário à PEC, e o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), delegado federal, quase resultou em agressão física entre os parlamentares. O presidente da comissão, deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), admitiu que a temperatura da sessão esteve mais elevada da do que o normal. “Houve um nível de pulsação mais elevado do que a média da Casa”, afirmou.

Fonte:Congresso

CUIDADO COM O FALSO







FALSA FREIRA PRESA DENTRO DE BANCO


A Polícia Federal divulgou imagens gravadas pelo circuito interno de segurança de uma agência bancária em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, que mostram uma suspeita de se passar por freira tentando sacar um título de dívida pública de R$ 1, 859 milhão. Segundo a PF, ela foi presa em flagrante na quarta-feira (26) após denúncia de funcionários do banco.

A prisão foi feita numa agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Miguel de Frias, em Icaraí. De acordo com a Polícia Federal, a suspeita se passava por uma freira de 85 anos, a verdadeira titular do precatório, que vive em um convento de Campina Grande, na Paraíba.

As imagens mostram o momento em que a mulher, acompanhada de um homem de 44 anos, que também foi preso, entra na agência bancária, se dirige a um caixa e tenta sacar o dinheiro. Desconfiado, um funcionário do banco acionou os agentes da Polícia Federal, que comprovaram que o documento apresentado pela mulher era falso.

Investigações

De acordo com o delegado Marcos Aurélio, da Delegacia de Niterói, esta foi a quarta tentativa de saque do valor do precatório. No entanto, a polícia ainda investiga se elas foram feitas pelos mesmos suspeitos.

Um outro suspeito, que seria responsável pela obtenção dos documentos que permitiriam o saque, também foi detido quando tentava fugir em um táxi. De acordo com a PF, a investigação vai continuar para que outros possíveis suspeitos sejam identificados.

A suspeita e o homem que estava com ela deverão ser indiciados por estelionato e uso de documentos falsificados. O homem preso no táxi deverá responder por falsificação de documento. Os presos foram encaminhados para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá, no Centro do Rio.

OUÇA O MOMENTO EM QUE O DELEGADO FOI ASSASSINADO

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

OS FACTÓIDES CONTRA A PREFEITURA


Dia desses o ex-vereador Barreto, com uma língua afiada como faca, com um monte de papel na mão, denunciou que a Prefeitura teria contratado milhares de cargos comissionados. Nem é preciso dizer que a sua denúncia sem nenhuma consistência, derreteu como picolé em frigideira. Verificando a impossibilidade de atingir o então gestor municipal, determinados órgãos de imprensa – não se sabe a serviço de quem - mudaram de estratégia e passaram a fazer plantão nas portas dos PSFs, para ali tentar obter depoimentos de pessoas eventualmente insatisfeitas com algum atendimento, dentre os milhares que são realizados, diariamente. A vontade de macular é tanta, que aproveitando a semana que seria inaugurada as reformas realizadas na Maternidade Frei Damião pertencente ao governo do Estado, tais órgãos na tentativa de fazer um contraponto entre as duas maternidades, foram longe demais, tentaram de todas as formas enlamear a Maternidade Cândida Vargas, que é hoje referencia em todo Estado e para tanto colheram depoimentos de parentes de parturientes de alto risco, vindas de outras cidades da Paraíba, cujos resultados não muito satisfatório já era previsível.


OS FACTÓIDES CONTRA A PREFEITURA II


Por conta de tais denúncias a citada maternidade foi inspecionada por diversas autoridades de nosso Estado e tudo que se falou caiu por terra, pois os mesmos saíram de lá satisfeito com tudo que viram. Agora o último factóide extrapolou todos os limites, pois aproveitando um acontecimento de servidores fantasmas no gabinete do senador Efraim Moraes em Brasília, o suplente de vereador em exercício, João Almeida, que responde a processo por formação de quadrilha e compra de votos, revelou da tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa, que um conhecido seu, que já é servidor do Estado, havia descoberto através do Banco do Brasil, que desde 2008 havia sido contratado como servidor fantasma pela Prefeitura da Capital. Menos de 24 horas depois da irresponsável denúncia, mais furada do que urupemba remendada, a Prefeitura desmentiu a ilegal contratação e própria direção do Banco do Brasil informou oficialmente que tal fato jamais existiu. Tal mentira foi muito mal engendrada, pois mesmo que se quisesse nomear tal individuo e se abrir uma conta para o mesmo no Banco do Brasil, tal não poderia ocorrer, tendo em vista que o mesmo já dispunha de conta salário naquela instituição. É duro sentir que zombam de nossa inteligência.


GOVERNADOR RECEBE APOIOS


Alguns vereadores da capital, já bem manjados pela mídia e pela população resolveram participar de um almoço oferecido pelo governador José Maranhão num dos restaurantes da orla, representando tal boca livre, - segundo alguns órgãos de imprensa - uma possível adesão dos mesmos ao projeto de reeleição do governador. O fato é que de barriga cheia e após a sobremesa três dos comensais de bate – pronto, já negaram qualquer adesão ao esquema governista, frustrando assim os marqueteiros do governador, que esperavam com tal evento obter dividendos políticos. A maior arma do político é a credibilidade e certas figuras que aparecem nas fotos há bem pouco tempo, cantavam em verso e prosa as qualidades de Ricardo Coutinho e agora por conta de um doce e estranho mel, rapidamente mudaram de lado. Vá entender, a coerência pede socorro. A propósito e que mal pergunte: quem pagou tal conta? Espero que não tenha sido nós pobres contribuintes.


BOLSA ESTUPRO


Depois da bolsa família, bolsa escola, bolsa reclusão, bolsa gravidez e tantas outras, vai vir agora a bolsa estupro, cujo projeto de lei já foi aprovada pela Comissão de Seguridade Social da Câmara. Tal projeto dentre outras coisas, institui um benefício econômico para mulheres vítimas de estupro, que não desejam realizar aborto. A proposta, batizada por feministas como “bolsa estupro”, prevê o pagamento de benefício para mulheres violentadas que não tenham condições financeiras para cuidar da futura criança. A proposta segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação, onde será analisada a viabilidade financeira da matéria. De acordo com o texto aprovado, o Estado arcará com os custos do desenvolvimento e da educação da criança até que venha a ser identificado e responsabilizado o genitor (o estuprador) ou que a criança seja adotada por terceiros. Se identificado o responsável pelo estupro, ele, além de responder criminalmente, deverá pagar pensão ao filho por período a ser determinado.A iniciativa foi recebida com protestos por entidades feministas favoráveis à legalização do aborto. Elas alegam que ao beneficiar mulheres vítimas da violência com uma ‘bolsa’, o Estado está sendo conivente com a violência.


NADJA QUER ASSUMIR MANDATO


Dias desses a suplente Nadja Palitot, disse à imprensa que por ser amiga de Carlos Batinga, não desejava que o mesmo fosse cassado para que ela assumisse a vaga. Puro engodo. Este aprendiz de digitador naquela oportunidade comentou, que de bonzinho o inferno estava cheio. Agora se sabe que Nadja discretamente tenta na Justiça ser contemplada com o mandato no caso da cassação de alguém do seu antigo partido o PSB, só que acaba de perder mais um “round” nas batalhas jurídicas, pois interpôs Embargos de Declaração perante o TRE-PB, em que pedia à Justiça Eleitoral para tomar posse nas vagas dos deputados cassados por infidelidade partidária, Guilherme Almeida e Carlos Batinga, também ex-filiados aos quadros do PSB. O juiz João Batista Barbosa, que é membro efetivo do TRE-PB, após exame, rejeitou o recurso e em sua decisão monocrática citou jurisprudência do Tribunal Superior onde diz que Nadja Palitot por ser um terceiro que jamais figurou no processo das referidas cassações, nunca poderia opor embargos de declaração para tentar assumir as vagas dos suplentes do PSB.


NADJA QUER ASSUMIR MANDATO II


A propósito o advogado do partido, Ricardo Sérvulo, assegurou que o pedido da ex-deputada Nadja Palitot, do ponto de vista jurídico era absurdo e inviável por várias razões: “Primeiro, Nadja deixou o PSB desde o final de setembro de 2009, portanto tal ato fez com que ela perdesse a sua condição de suplente do PSB, pois por uma questão de pura lógica não pertencia mais ao quadros partidários”. Na verdade, ainda segundo Sérvulo, desde outubro de 2009, Nadja Palitot integra as fileiras de outro partido, o PSL – Partido Social Liberal. Pois é se os mesmos forem cassados por abandonarem o PSB, partido pela qual se elegeram o mesmo se aplicaria também a Naja caso viesse a assumir o mandato, posto que também abandonou a legenda.Os políticos cada vez mais aprimoram as suas caricaturas.


TÍTULO PARA JESSIER QUIRINO


Todo mundo sabe que titulo de cidadão pessoense ficou tão banalizado, por se conceder a todo mundo que até caiu no anedotário local, se comentando que basta passar pela calçada da Casa de Napoleão Laureano que o sujeito na marra é obrigado a receber tal título. Hoje um pouco dessa imagem com certeza irá mudar, pois aquela Casa de Leis entrega com muita justiça hoje às 16h, o ‘Título de Cidadão Pessoense’ ao poeta Jessier Quirino pelos relevantes serviços prestados à cultura da Capital paraibana. O projeto de decreto legislativo foi apresentado pelo vereador Ubiratan Pereira (PSB), o Bira, e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa. Durante a sessão solene, o poeta Jessier Quirino, natural de Campina Grande e filho adotivo de Itabaiana, será homenageado numa grande cantoria por artistas como Bebé de Natércio, Bira Delgado, Oliveira de Panelas, Deusdeth Bandeira, entre outros. De acordo com o vereador Bira, a homenagem a Jessier Quirino foi motivada por utilizar o seu talento e sensibilidade para popularizar a poesia popular nordestina em todo o país.


MUDANÇA NO NOME DA POLÍCIA CIVIL


Tramita na Câmara dos Deputados a proposta de emenda à Constituição nº 487/2010, de autoria do deputado Regis de Oliveira, que altera o nome da Polícia Civil.A mencionada proposta modifica a redação do inciso IV e § 4º, do art. 144, da Constituição Federal, denominando a Instituição responsável pela investigação das infrações penais como “Polícia Judiciária dos Estados”.O projeto em tela, ainda, reveste a atividade exercida pelos delegados de polícia de natureza jurídica.
A proposição, também, estabelece novas condições para o provimento do cargo de delegado de polícia.A proposta exige que os futuros delegados de polícia sejam bacharéis em direito, aprovados no exame de ordem.Além disso, a PEC em discussão determina que o provimento do cargo de delegado de polícia depende de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases. Finalmente, a proposta amplia as atribuições da Polícia Judiciária, possibilitando aos integrantes dessa importante Instituição a formalização, investigação, instrução dos elementos de convicção e elucidação das infrações penais, exceto as militares.


Esta coluna é publicada em cinco portais.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

DELEGADO É ASSASSINADO DURANTE ENTREVISTA


Delegado é assassinado durante entrevista

O delegado titular da 18ª delegacia de Camaçari (a 41 km de Salvador), Clayton Leão, foi assassinado na manhã desta quarta-feira. No momento do crime, a vítima se dirigia à delegacia e concedia uma entrevista ao vivo numa rádio da cidade. Ele morreu no local e não chegou a ser socorrido.

Antes de assumir a 18ª delegacia, em Camaçari, no final de 2009, Clayton Leão Chaves, 33 anos, se destacou como coordenador do Grupo de Repressão a Roubo a Estabelecimento Financeiro (GRREF), do COE (Centro de Operações Especiais), onde atuou durante quatro anos. Desde que tomou posse, Leão realizava um trabalho de enfrentamento ao tráfico de drogas na cidade.

O delegado participou da Operação Pégasus, que efetuou dez prisões em no município. A operação foi deflagrada em dezembro do ano passado com o objetivo de cumprir 22 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão. A principal missão da operação foi desarticular uma quadrilha de roubo de cargas e veículos que atua nas estradas baianas.


Do Terra

A FORÇA E A BELEZA DA MISCIGENAÇÃO E DA HEREDITARIEDADE



AONDE ESTAVAM OS AMIGOS NAQUELA NOITE?

Há poucos dias, o Padre Silvio Andrei da cidade de Maringá, se envolveu numa ocorrência policial, pois inteiramente despido e embriagado dirigia pelas ruas daquela cidade e teria assediado um menor de idade, sendo detido pela Polícia Militar.Agora o Arcebispo daquela Diocese sai em defesa do mesmo e tenta colocar panos quentes nas graves acusações contra o sacerdote.

Depois de ouvir a triste notícia envolvendo o Padre Silvio Andrei, tentei me colocar no lugar dele e procurei interpretar o que teria passado em seu coração naquele dia e como ele estaria vivendo estes momentos.

Assim, fiz a seguinte reflexão: Aonde estavam os amigos que me convidaram para participar do casamento? Aonde foram aqueles que comigo beberam e fizeram festa e quem sabe até caçoaram do meu estado? Ninguém viu que eu estava com o comportamento diferente depois daquelas bodas que abençoei?

Certamente, descontrolado fiquei sozinho e sem rumo. Fui invadido por sentimentos e desejos que conscientemente nunca teriam espaço e visibilidade em meu ser gente. Até que ponto posso contar com amigos de verdade, amigos que ao redor da mesa e nos desequilíbrios do cotidiano são capazes de dar tudo até a própria vida, se for preciso? Sei que o humano, marcadamente frágil, tomou o lugar do divino, profundamente forte. O mal agiu, porque eu estava sozinho.

Como senti naquela noite a falta de um amigo verdadeiro! Assim não teria passado pelo ridículo vexatório, não teria sido tratado como marginal, como trapo humano, ridicularizado pela mídia ingrata e sensacionalista, em que conta o ibope criado sobre a desgraça do outro. Sem minimamente se preocupar com o ser humano, o pecador é pisado, maltratado sem piedade. Os direitos humanos desaparecem imediatamente.

O importante é o pecado, a desgraça alheia. Lamentavelmente é sempre assim. Ridicularizado, não pela culpa e sim pelos atos conscientes ou não. Naquela hora não valeu o meu passado, ninguém me reconheceu, ninguém me conhecia, fui colocado no fogo do inferno. Fui jogado e algemado como criminoso, perdi a identidade de ser humano.

A dor do pecado é doída demais. A cruz neste calvário pesa enormemente. Nunca me passou pela cabeça viver momentos tão difíceis. Agora eu preciso viver esses momentos intensamente, sem olhar para trás, querendo consertar o passado. Hoje vibra em meu ser e no meu coração as Palavras do Mestre: “Quem não tem pecado atire a primeira pedra. Aonde estão aqueles que te condenaram? Ninguém te condenou, nem eu te condeno, vai, e não voltes a pecar”.

Como faz bem trazer ao coração as Palavras daquele que me chamou, contou e continua contando comigo. Sei disso. Não só sei, tenho certeza. A minha mãe é a Igreja na qual sou servo. Certamente ela não me abandonará, porque ela é mãe.

Sou o que sou. Fiz o que fiz. Estou profundamente arrependido. A justiça humana julgará. Sinto que diante de Deus sou tratado como filho, sou querido como sempre fui, porque conheço o Pai que tenho. Afastei-me, machuquei o meu coração e o coração do Pai, da minha família humana e espiritual. Manchei sim as vestes do meu ministério. A minha vocação que nasceu de maneira tão simples e cresceu de forma tão equilibrada, agora se desequilibra. Sei, porém, que essa aparente vitória do maligno é passageira.

Sei em quem acreditei e vou continuar acreditando, porque o amor de Deus por mim é maior do que tudo. Ele me amou por primeiro, e seu amor por mim é verdadeiro! Eu falhei, mas Ele não falha. Ele me ama. Como me faz bem tomar consciência de que, apesar de tudo isso, posso contar com alguém que olha nos meus olhos e me acolhe, me abraça e quer contar comigo como filho.

Dom Anuar Battisti é Arcebispo Metropolitano de Maringá

REAJUSTES PARA OS SERVIDORES


Às vésperas das eleições, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira mais um pacote de bondades que reestrutura 25 carreiras da administração federal, aumenta salários e estende gratificações dos servidores.

Entre os pontos aprovados da medida provisória 479 estão a equiparação salarial de técnicos Previdência a analistas da Receita Federal e a incorporação de professores dos extintos territórios do Acre, do Amapá, de Rondônia e de Roraima às instituições federais de ensino técnico.

Outras emendas preveem a possibilidade de remoção de policiais rodoviários federais que estão em período de estágio probatório e a redução da jornada de trabalho de peritos médicos do INSS de 40 para 30 horas sem perdas salariais.

Não há cálculos precisos sobre o custo da aplicação dessas medidas. Estimativa feita pelo governo afirma que apenas a equiparação entre técnicos da Receita e da Previdência pode chegar a custar R$ 1,8 bilhão. O texto original estimava o impacto orçamentário em R$ 31,7 milhões neste ano e nos próximos dois.

Ainda é discutida a possibilidade de o presidente vetar as alterações aprovadas para manter o texto original. A relatora, porém, discorda que Lula tomará esta atitude. "O presidente Lula, se receber a pressão que os parlamentares receberam, não irá vetar em ano eleitoral."

Reajustes

Mais cedo, a Câmara aprovou projeto que cria gratificações e reajusta salários de servidores de diversos órgãos federais. O impacto nas contas públicas chegará a R$ 800 milhões até 2012.

A proposta, encaminhada no ano passado pelo Executivo ao Congresso, deve beneficiar 32.763 mil funcionários --12.032 ativos, 9.318 aposentados e 11.413 pensionistas. O projeto segue agora para o Senado e depois vai à sanção presidencial.

Entre as medidas propostas, estão a criação de um adicional de até R$ 1.042 por participação em missão no exterior para servidores do Ministério das Relações Exteriores e o reajuste de gratificação de desempenho para agentes penitenciários federais.

Segundo o texto aprovado, o aumento de salarial será escalonado até abril de 2011. O custo será de R$ 401,9 milhões neste ano; R$ 773,7 milhões em 2011; e R$ 791,8 milhões em 2012 e anos seguintes.

Para o deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), projetos dessa ordem não deveriam ser aprovados agora. "A quatro meses da eleição não se pode votar isso. Não há cuidado com a estrutura do funcionalismo

NOVAS PLACAS INTERESSANTES





terça-feira, 25 de maio de 2010

DOBRADO AGENOR SALES

Dobrado Agenor Sales de autoria do maestro Joaquim Pereira, executado pela Banda do 17º Batalhão de Fronteira

INTEGRANTE DO JOTA QUEST AGRIDE MULHER


O compositor e tecladista da banda Jota Quest, Márcio Túlio Marques Buzelin, 39 anos, foi acusado de agredir uma jovem, que disse estar mantendo um relacionamento amoroso com ele há cinco meses. Na tarde de ontem, apresentando vários hematomas nos braços, no tórax e nas pernas, a vendedora A.F.S., 24 anos, prestou queixa no plantão da Delegacia Especializada de Crimes contra a Mulher de Belo Horizonte (MG).

Na noite de ontem, o advogado Antônio César Ribeiro, que representa o músico, negou as acusações contra Buzelin, principalmente de que ele teria um relacionamento com a vendedora. Ele sugeriu que se trata de uma “fã histérica” que assediou seu cliente na noite de sábado e madrugada de ontem, quando ele trabalhava em um evento de moda. Ribeiro afirmou que, à tarde, entrou com uma representação contra A.F.S. no 1º Distrito Policial, no Bairro Santo Antônio, por tentativa de extorsão e difamação do tecladista.

“É uma denúncia vazia, improcedente. Ela veio de São Paulo e ficou assediando os meninos. Não estava em companhia do Buzelin, que por ser o único solteiro da banda, tornou-se seu alvo. Pela manhã ligou querendo dinheiro para voltar a São Paulo. É uma aventureira”, afirmou o advogado. Antônio Ribeiro ressaltou que o músico não a conhecia e frisou que ele não tinha qualquer relacionamento com a mulher. Ao ser informado de que o aparelho celular da jovem tinha supostas mensagens de Buzelin, o advogado considerou o fato como uma “situação normal” na relação de artistas e fãs.

Socos

Na queixa, A.F.S. conta que, além de agredida com socos na cabeça, no peito e nas costas, chegou a ser atropelada pelo músico, que dirigia uma caminhonete prata, ao tentar fazê-lo parar. “Ele estava saindo da garagem do prédio em que mora e segurei o retrovisor da caminhonete. Queria que entregasse minha bolsa com documentos, cartão de crédito e passagem para voltar, que foi esquecida no bar de um de seus colegas. Ele arrancou e fui parar sobre o capô. Em seguida, chegaram alguns amigos dele, que me levaram para a casa de uma conhecida”, disse.

A.F.S. afirma que conheceu Márcio Buzelin por meio de um amigo, em um bar, há cinco meses. Depois de dois meses, ela se mudou para São Paulo, cidade em que o músico reside. Segundo a jovem, na sexta-feira ela chegou a Belo Horizonte para acompanhar Márcio Túlio no evento de moda anteontem.

“Depois da apresentação, fomos todos para o bar de um dos integrantes da banda. Em determinado momento, começamos a discutir. Já na rua, ele me empurrou e me deu um soco. O pessoal da produção me segurou e ele, bastante alterado, saiu em sua caminhonete. Fui atrás de carro, pois minha bolsa tinha ficado no bar e queria que ele me devolvesse. Na Avenida Raja Gabaglia ele parou e entrei em seu carro. Discutimos e nos agredimos. Ele me jogou para fora e segui em outro táxi para o apartamento onde ele mora. Daí surgiram as agressões mais graves”, relatou a vendedora. A.F.S. foi submetida a exame de corpo de delito.

Do Correio Braziliense

QUANDO SERÁ O SUICÍDIO?


Quando?

CIRCULA NA INTERNET

No programa de sábado, na Globo News, a comentarista Cristiana Lôbo disse:
"Lula confessou aos amigos que quer ser lembrado pelo seu 2.º mandato como um grande estadista, tal como Getúlio Vargas."

A idéia parece excelente mas, todos nós, queremos saber:


Quando será o suicídio???

MULHER DO PADRE

Dinte da verdadeira onda de padres pedófilos, principalmente nos últimos meses, um secular ditado popular, foi lembrado pelo chargista, comprovado que a sabedoria popular tem sempre razão e a expressão com certeza não surgiu por acaso, ou seja,tais padres com desvio de conduta, envergonham há muitos anos a Igreja Católica e os verdadeiros padres.

PAPO D' ESQUINA-PARAÍBA

FICHA LIMPA EM VIGOR JÁ


Um dos mais competentes deputados da Câmara Federal Mauricio Brands a propósito do projeto ficha limpa, assegura que o mesmo entra em vigor já para o próximo pleito e que a mudança da expressão “que tenham sido condenados” pela nova redação “que forem condenados” pode dar ensejo à interpretação de que ficam inelegíveis somente os que vierem a ser condenados por órgão colegiado judicial depois da vigência da nova lei.A interpretação não procede, todavia. É que o exame dos requisitos para a nomeação é feito na data da nomeação. Tal como ocorre com o servidor público: os requisitos são os da data da investidura no cargo. Está explicado, portanto.


O PROCESSO DE FABIANO LUCENA


A questão que envolve o deputado Fabiano Lucena, chega a reta final, pois a liminar concedida pelo ministro Marcelo Ribeiro, poderá ser cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parlamentar está com o mandato cassado por compra de votos. A decisão foi do Tribunal Regional Eleitoral. Ele conseguiu liminar no TSE para se manter no cargo até o julgamento do recurso contra a cassação. Ocorre, porém, que o Ministério Público Eleitoral está pedindo a derrubada da liminar. Pra quem na atual legislatura se tornou um verdadeiro fantasma, pouco visto no plenário, Fabiano leva vantagem em ocupar indevidamente o mandato por mais de três anos, em prejuízo do primeiro suplente do seu partido que irá apenas ocupar a vaga por poucos dias.


UM NOVO PAI


A Prefeitura já vai iniciar no terreno de sua propriedade vizinho ao Clube dos Oficiais no Retão de Manaira, uma nova unidade de pronto atendimento, que irá atender a população que reside ali em diversos bairros circunvizinhos. A obra com a maior parte dos recursos vindo do Ministério da Saúde está orçada em R$1,7 milhão. Danado é saber que tal terreno com cerca de 10 mil metros quadrados, orçado em torno de R|$10 milhões de reais, durante várias gestões esteve invadido por particulares e foi retomado já na gestão de Ricardo Coutinho.


MILITARES NA POLÍTICA


Além dos atuais militares exercendo mandatos nas casas legislativas, outro bom número se prepara para invadir o Congresso Nacional. O movimento já domina quinze estados brasileiros e os seus idealizadores imaginam que com uma bancada de dez deputados os militares poderão exercer o poder de veto em quase todas as comissões.Os militares esperam que fortes no legislativo possam reestruturar as Forças Armadas, criar fundo de garantia do tempo de serviço para a caserna e abrandar os rígidos regulamentos disciplinares das Força Armadas.


RONALDO LESSA AMEAÇA RENAN


Quem anda bem ressabiado nos últimos dias, é o ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa, temeroso da candidatura de Fernando Collor ao governo daquele Estado, o que poderia ameaçar o seu projeto de voltar ao governo do Estado. Para tanto, o mesmo sabedor da grande amizade entre Collor e Renan Calheiros, armou uma estratégia, chamou Renan e aconselhou o mesmo fazer Collor desistir da candidatura, caso contrário ele Lessa, sairá candidato ao Senado o que inviabilizaria a candidatura dele Renan. Sem dúvida foi um balde de água fria para Renan, que vai com certeza correr atrás do prejuízo.


A EXPLORAÇÃO DO SHOPPING


Existem capitais como Aracajú, por exemplo, que os shopping são proibidos de cobrar por vagas nos seus respectivos estacionamentos, tendo como justificativa na lei o fato de que o motorista ao parar ali, quase sempre vão consumir no shoppings o que desautorizaria a cobrança. Aqui por motivos ignorados – os donos de shopping fazem a festa, existindo quem afirme que as cobranças nos estacionamentos rendem mais até do que os próprios alugueis das lojas. Agora depois de criar uma casa de show no Manaira Shopping, o seu proprietário espertamente passou a cobrar R$ 5,00 quem sair dali depois de meia-noite. Como se sabe, o horário dos filmes e shows ultrapassa sempre tal hora, obrigando então que todos paguem o absurdo de R$ 5,00. É coisa de louco, para não dizer outra coisa.


Esta coluna é publicada em cinco portais.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

FICHA LIMPA DEVE VALER JÁ E PARA TODOS



Por Maurício Rands
para o Acerto de Contas




A aprovação do projeto-de-lei do ficha limpa demonstra que a iniciativa popular de mais de 1,6 milhão de assinaturas tem efeito no Congresso. A mobilização da sociedade pela depuração da qualidade da representação política pode promover outras mudanças que diminuam a corrupção e a falta de nitidez programática. Pena que o texto dos Deputados José Eduardo Cardoso e Flávio Dino tenha sido modificado por emenda do Senador Dornelles, que trouxe dúvidas sobre o alcance da lei.

A mudança da expressão “que tenham sido condenados” pela nova redação “que forem condenados” parece ser golpe semântico capaz de mudar o conteúdo votado na Câmara. Pode dar ensejo à interpretação de que ficam inelegíveis somente os que vierem a ser condenados por órgão colegiado judicial depois da vigência da nova lei.

A interpretação não procede, todavia.

Uma comparação com a norma que exige a reputação ilibada para nomeação de ministro do STF (art. 101, CF/88) pode ilustrar. Uma nova constituição significa a fundação de um novo ordenamento jurídico. A nomeação de alguém que tenha praticado ato desabonador antes da vigência da norma seria válida?


Como a reputação se constrói ao longo do tempo, é lógico que esta nomeação está vedada pelo art. 101 da CF/88, mesmo que a vigência do preceito tenha sido posterior ao ato desabonador. É que o exame dos requisitos para a nomeação é feito na data da nomeação. Tal como ocorre com o servidor público: os requisitos são os da data da investidura no cargo.

Tome-se agora o caso da lei do ficha limpa, que altera a Lei Complementar 64, a das inelegibilidades. A ideia da nova lei foi dizer quais são os requisitos para um candidato se registrar. Esses requisitos são os ditados pela lei vigente à data do registro, no caso, 05 de julho.

Por isto, não cabe dizer que aplicá-la aos que já tenham sido condenados seria aceitar a retroatividade em prejuízo do candidato. Retroativid ade proibida ocorreria se uma lei aprovada depois de julho criasse nova inelegibilidade e pretendesse tornar inelegível o candidato já registrado em julho. Daí ser indiferente se a expressão da lei ficha limpa será “os que já tenham sido condenados” ou “os que forem condenados”. A condenação necessariamente tem que já ter ocorrido para alguém ser reputado inelegível (à luz da lei da data do registro). Ninguém pode ser inelegível por uma condenação que ocorrerá no futuro.

Por outro lado, também não existe retroatividade prejudicial pelo simples motivo de que o PL ficha limpa não dispõe sobre direitos na esfera do Direito Penal ou Civil. As condenações por responsabilidade criminal ou civil não serão alteradas. Aí sim haveria retroatividade vedada pelo direito. O PL ficha limpa diz respeito tão somente a direitos políticos, que serão exercidos no futuro, já na vigência da nova lei.

Finalmente, o PL Ficha-limpa vale desde já por outra razão. Não se trata de processo eleitoral sujeito ao princípio da anualidade previsto no art. 16, CF. Não trata de prazos, ou de critérios de alocação de vagas, ou de regras de coligação, por exemplo. Trata, através de modificação da LC-64, de ‘proteger a probidade administrativa, [e] a moralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato’ (par. 9o., art. 14, CF). Fixa requisitos que vão informar o direito do cidadão a se candidatar. Um direito que será exercido em 05 de julho, nos termos da lei de inelegibilidades que então estiver vigorando.


Mauricio Rands é deutado federal

ENTREVISTA EM CAIÇARA


Nossa ida no último final de semana, a cidade de Caiçara, terra natal do maestro Joaquim Pereira. Naquela cidade visitamos a a exposição em hmenagem ao maestro e fomos entrevistados pelo professor Jocelino Lima, durante duas horas na Rádio Comunitária, a respeito da vida e obra do importante músico caiçarense.