domingo, 8 de novembro de 2009

PAPO D" ESQUINA-PB

PISO SALARIAL PARA OS POLICIAIS

Acaba de ser aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição 41/08, que prevê a fixação de piso salarial para policiais (civis e militares) e bombeiros militares e a criação de fundo com recursos federais para custear a complementação salarial desses servidores. Conforme o relator da matéria, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), o valor do piso nacional deverá ser definido por lei federal, assim como o prazo e as prioridades para implementação da medida. No entanto, mesmo antes da aprovação da lei que fixará o piso, o governo já poderá garantir apoio financeiro aos estados necessitados para complementar o pagamento dos policias.

PISO SALARIAL PARA OS POLICIAIS II

Para isso, o relator inseriu emenda para estabelecer que os recursos começarão a ser transferidos dentro de um ano após a aprovação da PEC, por meio do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). Ao apresentar conforme observou.- Um dos graves problemas da segurança pública, além da estrutura policial arcaica, é a remuneração dos policiais.cidadão".O autor da proposta, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) solicitou a Demostenes, que preside a CCJ, apoio para entendimentos com o presidente do Senado, José Sarney, no sentido de garantir rapidez no exame da matéria em Plenário, para onde seguirá agora.A PEC recebeu apoio unânime dos integrantes da CCJ, que destacaram a importância do piso salarial para os policiais, medida considerada necessária para que a categoria possa exercer suas difíceis atividades de forma digna. Pois é, com salários de fome atualmente pagos, não há vocação que resista.

DURVAL A REELEIÇÃO E A FARRA DE NOMEAÇÕES
A candidatura do vereador Durval Ferreira a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de João Pessoa continua repercutindo. A propósto a vereadora Raissa Lacerda (DEM) manifestou apoio à reeleição do vereador Durval Ferreira para a presidência da Câmara Municipal de João Pessoa. Raissa Lacerda concedeu entrevista no programa Tony Show, quando declarou seu apoio ao atual presidente da Mesa Diretora. Para Raissa Lacerda, a "Câmara de Vereadores está fechada com Durval Ferreira”. “Evidentemente existe uma minoria que não deseja a reeleição de Durval. Ainda de acordo com Raissa Lacerda “o que é bom não se muda”. Pois é, Durval deve ser bom mesmo, principalmente paa alguns vereadores, pois num universo de 180 servidores estatutários da Casa, nomeou 400 cargos em comissão. Com tantas reeleições assim o perigo é se transformar em reinado.

POLÍCIA FEDERAL RECEBERÁ 320 MILHÕES

O governo brasileiro negociou um empréstimo internacional no valor de 320 milhões para equipar a Polícia Federal. A conclusão da operação só depende da aprovação do Senado, disse ontem o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa.Segundo Corrêa, o financiamento é bancado pelos governos e instituições financeiras da França e da Alemanha e será utilizado principalmente nas áreas de perícia, inteligência e imigração."O empréstimo será para aplicação em cinco anos no reequipamento da Polícia Federal", disse.Um acordo semelhante foi assinado em 1998 e resultou, desde 2000, na aplicação de cerca de US$ 425 milhões, em valores da época.Corrêa afirmou que no empréstimo anterior "havia um forte compromisso de compra de produtos alemães e franceses, mas no atual é mínimo o compromisso de compra".O diretor-geral disse ainda que, "no ritmo que estamos, o investimento feito há dez anos começaria a sucatear

O CALCANHAR DE AQUILES DA GESTÃO RICARDO COUTINHO

Já afirmamos aqui que o ponto fraco da administração Ricardo Coutinho sempre foi o comportamento de muitos dos seus secretários e assessores que se julgam mais importantes que o próprio prefeito, os mesmos solenemente ignoravam – ou ignoram ainda? - os pleitos da população, ou seja, perdia seu tempo quem por ventura tentasse se comunicar com tais pessoas. Agora a coisa parece que vem melhorando, pois nos últimos dias esta coluna foi agraciada com respostas vindas da Sedurb e da Ouvidora Srª. Tânia Brito, que poderia ajudar muito o prefeito investigando usando até terceiros, se bom comportamento de sua repartição e da Sedurb é também copiada por outros órgãos. A ouvidora faria um gol de placa, pois iria rapidamente desmascarar os maus colaboradores do prefeito que se encontra sendo atrapalhado na sua busca pelo governo do Estado.

ALUNA DA UNIBAN FOI EXPULSA

A Universidade Bandeirante (Uniban) publicou anúncio informando que a aluna do curso de turismo Geysi Villa Nova Arruda foi desligada “do quadro discente da instituição, em razão do flagrante desrespeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade”. A justificativa é que o vestido curto que Geysi usava no dia da confusão não motivou a expulsão, a expulsão ocorreu em virtude de gestos e atitudes que a aluna já manifestava e que provocaram o tumulto e, consequentemente, o desligamento da universidade.

ALUNA DO UNIBAN FOI EXPULSA II

A propósito de tal desligamento, a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), informou neste domingo (8) que cobrar da Universidade Bandeirante (Uniban) explicações sobre a decisão de expulsar uma aluna que usava um vestido curto e sobre o andamento das medidas contra estudantes que a "atacaram verbalmente". Nilcéa condenou a decisão de expulsar a universitária e disse que a atitude da escola demonstra "absoluta intolerância e discriminação". "Isso é um absurdo. A estudante passou de vítima a ré. Tem razão a ministra, imagina se a moda pega voltaremos ao período da Inquisição.

MINISTRO DO SUPREMO PENSA EM RENUNCIAR

Pelo sistema de rodízio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - que boa parte da imprensa teima em noticiar, apenas para puxar o saco, já que são mudanças de rotina -caberá ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupar a presidência do órgão a partir de abril e, assim, comandar o processo eleitoral em 2010. Mas, o ministro é vítima de uma grave doença sacroileíte, uma inflamação na base da coluna, entre os ossos sacro e ilíaco, que acarreta muito desconforto e fortes dores, podendo ainda acarretar quadros de depressão e mau humor.

MINISTRO DO SUPREMO PENSA EM RENUNCIAR II

O ministro teve a sua doença agravada há três e já tirou duas licenças na vice-presidência do TSE neste ano, cada uma de 90 dias, não foram suficientes para abrandar a dor. Ainda pelo sistema de rodízio o ministro Barbosa deverá chegar à presidência do Supremo em 2014, o fato que preocupa os seus médicos. Barbosa iniciou novo tratamento, em Fortaleza, na semana passada, em mais uma tentativa de atenuar as dores. O ministro ainda poderá permanecer no Supremo por cerca de 15 anos, mas há quem diga que já passa pela cabeça do mesmo abandonar o importante cargo, solicitando a sua aposentadoria.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais

Nenhum comentário:

Postar um comentário