quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PAPO D' ESQUINA-PB

O REINADO DE DURVAL E DE JOSÉ MARIO

Com parecer favorável do vereador Fernando Milanez e praticamente o apoio de todos os vereadores, quem segue para o seu terceiro tempo como presidente da Câmara Municipal é Durval Ferreira, bastante conhecido pela maneira sempre convincente que lida com os seus pares, ou seja, fazendo mesuras com o chapéu alheio, ou num português mais claro, com o dinheiro público, nomeando em cargos comissionados mais de 400 pessoas, num universo de apenas 180 servidores estatutários da Casa, ou, seja, estão fazendo de nosso bolso, uma casa de Mãe Joana. Outro que também busca um inexplicável terceiro mandato é José Mario Porto na OAB-PB, que ali também vem fazendo a festa, nomeando parentes e aderentes dos seus aliados. Pois é, a Paraíba também tem os seus arremedos de Hugo Chaves.

PISO DOS AGENTES DE SAÚDE E A VOTAÇÃO NA CÂMARA

A comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391/09, que estabelece plano de carreira para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, reuniu-se ontem quarta-feira (11) para votar o parecer da relatora, deputada Fátima Bezerra (PT-RN). O texto, que foi lido ontem na comissão, beneficia 300 mil agentes comunitários de saúde que atuam em mais de 90% dos municípios brasileiros e que, na maioria dos casos, ganham salário mínimo. "É importante, é adequado que a gente insira na emenda à Constituição o compromisso do governo federal do ponto de vista da sustentabilidade orçamentária, da sustentabilidade financeira do piso salarial nacional para os agentes", avaliou.

PISO DOS AGENTES DE SAÚDE E SUA VOTAÇÃO NA CÂMARA II

Os deputados Ilderlei Cordeiro (PPS-AC) e Valtenir Pereira (PSB-MT) foram contrários ao relatório, pois defendem que o piso de dois salários mínimos seja definido na PEC e não em lei federal, como prevê a proposta. Valtenir Pereira lembrou que atualmente já existe o repasse, mas as prefeituras não cumprem essa determinação. Fátima Bezerra explicou que não pode definir o salário na proposta porque a medida seria barrada na Justiça. A inclusão teria de ser feita em lei complementar à Constituição, que veda a fixação de salários. Tal PEC de autoria da senadora Patrícia Saboya já tramitou e foi aprovada no Senado.

TAVINHO DEFENDE CADEIA PARA CULPADOS

O líder do prefeito na Câmara, vereador Tavinho Santos (PTB), defendeu punição para os servidores do Executivo municipal caso estejam entre os acusados de participação no esquema que fraudava licitações e que foi desbaratado pela Polícia Federal. Disse Tavinho: “Que eu saiba esta operação envolveu cinco cidades, das quais João pessoa não está incluída”, Diante da possibilidade da prisão de servidores da Prefeitura da capital, Tavinho declarou. “Eu não tomei conhecimento dos detalhes da operação da Polícia Federal, mas defendo que se algum funcionário, seja da prefeitura de João Pessoa ou de qualquer outra cidade da Paraíba, se cometeu irregularidade, deve ir para a cadeia”. Tem razão o experiente vereador, quem cometeu crimes, que responda por eles na forma da lei.

TAVINHO TEM PRESSA NO FECHAMENTO DAS ALIANÇAS

Por falar em Tavinho, o mesmo na condição de presidente municipal do PTB, criticou no início da tarde desta quarta-feira (11) o impasse do PSDB para compor as alianças no pleito de 2010 e afirmou que indefinição só prejudica candidatura de Cícero Lucena que já declarou ser candidato pelo partido. Em relação às alianças do PTB, diferente do que vem pregando Armando Abílio presidente regional da legenda, Tavinho revelou que o apoio ao PSB do prefeito Ricardo Coutinho é incondicional, mas que a legenda tem musculatura política para pleitear vaga na chapa majoritária.O parlamentar disse ainda que todas as decisões do PTB serão tomadas na hora certa e que até o momento não há nenhum motivo para não apoiar o PSB nas eleições de 2010


SIMÃO REJEITA ALIANÇA COM DEM E PSDB

Falando em alianças, quem vem rejeitando qualquer aliança com o DEM e com os Tucanos é o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de João Pessoa, o ex-deputado estadual Simão Almeida, que classificou tal possibilidade como "arapuca" essa união política entre o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), com o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o senador Efraim Morais (DEM). Tais colocações foram dadas em entrevista que Simão concedeu ontem (11) para o programa Correio Debate, da Rádio 98/FM (Rede Correio Sat), de antemão Simão Almeida avisou: o PC do B não sobe em palanque em que estiverem adversários do presidente Lula e, portanto, não se juntará com Cássio e Efraim Morais. Disse por fim, que o seu partido é contra uma aliança do prefeito Ricardo Coutinho com os adversários do presidente Lula. "O PC do B jamais subirá em palanque em que estiver Cássio Cunha Lima e Efraim Morais", reafirmou. Pois é, é preciso muito cuidado com essa turma, pois quase sempre estão a serviço de si mesmo.

ELSON: QUEM APERFEIÇOOU TRAIÇÃO FOI TIÃO GOMES

O prefeito Elson Cunha Lima da Cidade de Areia soltou na Rádio Arapuan os cachorros em cima do ex-deputado Tião Gomes, que o censurou por procurar o governador José Maranhão. Elson disse que de forma institucional procurou o governador para tratar dos problemas da cidade de Areia e, portanto não estava traindo ninguém. E disse mais, é bem verdade que Tião não criou a traição, mas com certeza a aperfeiçoou, já que desde Antonio Mariz o mesmo traiu todos os governadores de quem foi aliado. Poxa, tais declarações foram como um chute abaixo da linha de cintura do Tião Gomes.

A BRIGA PELO PT-PB

A briga pela presidência do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na está de vaca desconhecer bezerro. A assessoria do deputado federal Luiz Couto, candidato à reeleição, pretende solicitar ao Ministério Público Estadual, a abertura de uma ação para investigar o uso da máquina do Governo do Estado para beneficiar a candidatura do deputado Rodrigo Soares, aliado do governador José Maranhão (PMDB). São nomeações para o Governo do Estado de integrantes da chapa de Rodrigo. Ao todo, incluindo as indicações de Rodrigo, são quase 50 nomes de petistas nomeados pelo atual governador e pelo vice-governador, o também petista Luciano Cartaxo.

A BRIGA PELO PT-PB II

A propósito disse o tesoureiro do PT Milton Ferreira: “É uma clara interferência do governo com uso do dinheiro público, porque se percebe que somente uma ala do PT, a que apóia Rodrigo Soares, tem nomeações no governo. Da chapa de Rodrigo, 15 integrantes foram agraciados com nomeações no Governo do Estado. Tem razão Milton Ferreira, assim fica difícil, estão tirando a virgindade de petistas da gema, que pouco a pouco vão gostando do mel que o governo oferece, ou seja, aquele dinheiro que forra o bolso e quebra resistências. Tapemos o nariz e espantemos os odores.

NOVA BANCA DE ADVOGADOS
Quem irá inaugurar no início de dezembro, moderníssima banca de advogados defronte ao Fórum da Avenida João Machado, é o advogado Marcelo Capistrano Negromonte. O local terá várias salas que irão acomodar confortavelmente advogados e clientes. Marcelo já atua em todo Estado do Rio Grande do Norte onde é bastante conhecido e agora com esse novo escritório aqui na nossa Capital irá com certeza ampliar ainda mais aqui na Paraíba a sua já destacada e comentada atuação. Marcelo é um dos bons advogados de nosso Estado.

Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais

Nenhum comentário:

Postar um comentário