sábado, 12 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA-PB

O CABRESTO DE WELLINGTON ROBERTO

O deputado Wellington Roberto tem a mania de dizer que controla com cabresto curto 74 prefeitos de nosso Estado e que havia fechado apoio ao senador Cícero Lucena para 2010. Na semana passada mesmo, este aprendiz de digitador, até fez troça do anúncio, dizendo que a debandada seria geral desses fieis prefeitos para longe de Wellington, caso o governador Maranhão fechasse as torneiras para eles. Nem demorou muito e o primeiro prefeito Inácio Júnior, de Ouro Velho, disse que não vai acompanhar Roberto nessa empreitada, pois já declarou voto em Ricardo Coutinho e que ainda fez gozação "Se ele anunciou a adesão de 74 prefeitos contando comigo, pode ter certeza de que só irão aderir 73". Wellington precisa urgentemente apertar esse seu cabresto que com o fim do mandato vai afrouxando.

É BOM NADJA FICAR ESPERTA

Tentando aparecer a qualquer custo no exíguo mandato que terá como deputada até o mês de março, a suplente no exercício do mandato Nadja Palitot, ouviu o galo cantar e sem nenhuma apuração dos fatos, saiu por ai a dizer que o cantor Alexandre Pires, num programa de Jô Soares - que ninguém jamais assistiu - teria enxovalhado as paraibanas chamando às mesmas de vulgares, tendo a deputada, inclusive conclamado as mulheres do nosso Estado para boicotar o show do cantante, utilizando para o seu equivocado chamamento, generosos espaços da nossa mídia.

É BOM NADJA FICAR ESPERTA II

Dia depois, quando o estrago já estava feito, a mesma alertada que tal fato jamais existiu procurou então colocar panos quentes, mas já era tarde demais, pois o cantor já estava no prejuízo moral e financeiro. O fato é que agora Alexandre Pires já prometeu que vai processar Nadja. A propósito, o tempo vai fechar para os lados da mesma, pois quem deverá assumir nos próximos dias uma cadeira na Ale é o também suplente Ricardo Barbosa, que irá defender com unhas e dentes o PSB e Ricardo Coutinho e todos sabem que o homem é barra pesada e age como um trator. Seria bom, Nadja ficar esperta desde já.

ARIANO QUER DERRUBAR RICARDO BARBOSA

Por falar em Ricardo Barbosa, o terceiro suplente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Ariano Fernandes, anda dizendo onde chega que tão logo o deputado Agnaldo Ribeiro se afaste da Casa de Epitácio Pessoa para assumir secretaria na Prefeitura Municipal da Capital, irá acionar a justiça contra a posse do segundo suplente da legenda, Ricardo Barbosa. Na visão de Ariano, Ricardo Barbosa ao deixar o PSDB, cometeu o crime de infidelidade partidária ao se filiar ao PSB. “Entrarei com uma ação na Justiça Eleitoral assim que Agnaldo Ribeiro comunicar seu afastamento da Assembleia Legislativa” garantiu. O primeiro suplente do partido, deputado Pedro Medeiros (PSDB) se encontra no exercício do mandato.

LISTA TRIPLICE PARA A VAGA DE JUIZ

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em sessão realizada ontem (10), decidiu, por unanimidade, determinar o encaminhamento ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da lista tríplice para preenchimento da vaga de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, da classe jurista. A lista, indicada pelo Tribunal de Justiça do Estado, é composta dos advogados Márcio Accioly de Andrade, Abelardo Jurema Neto e José Augusto da Silva Nobre Filho. O escolhido pelo presidente Lula ocupará a vaga de Rogério Magnus Varela Gonçalves, que concluiu o seu primeiro biênio no TRE/PB.

APOSENTADORIA ESPECIAL PARA EDUCADORES

Os professores que atuam, ou já atuaram, como diretor de escola, coordenador ou assessor pedagógico podem contar esse tempo para garantir a aposentadoria especial, da mesma forma que aqueles que só trabalharam dentro da sala de aula. A decisão é do STF (Supremo Tribunal Federal), que publicou ontem, no "Diário Oficial da União", a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) sobre o tema. Segundo o STF, o processo terminou --ou seja, não há possibilidade de recurso e a decisão deve ser seguida em todo o país. Poderão ser beneficiados cerca de 382 mil profissionais da rede pública e privada do Estado de São Paulo. Segundo o CPP (Centro do Professorado Paulista), há 240 mil professores no Estado.

POLICIAIS PODEM RETOMAR GREVE

Depois de mais de 20 dias de espera os policiais civis já começam a se movimentar de olho na finalização da negociação com o Governo do Estado, que deve ser ser concluída ainda esta semana. Em nota publicada no site da categoria, a Aspol lembra que faltam apenas oito dias para que o prazo de “trégua” junto ao governo expire.Como se sabe os policiais civis suspenderam a greve a pedido do Governador José Maranhão, por um período de 30 dias. O acordo foi realizado com a garantia de que neste período o Estado seria encaminharia a minuta de reestruturação da carreira. Agora os policiais aguardam a apresentação da minuta do projeto de reestruturação, quando então deverão reunir-se novamente para aprovar ou não. Caso o texto não chegue em tempo hábil, os policiais civis retomam a paralisação a partir das 08:00h do dia 18 de dezembro, próxima sexta-feira.

NO CASO DE CASSAÇÃO EM BRASILIA QUEM GOVERNARÁ

A sucessão no Distrito Federal (DF) no caso de impeachment do governador José Roberto Arruda e de seu vice, Paulo Octávio (DEM), deve seguir as regras da Lei Orgânica do DF. A norma determina que em caso de afastamento do governador e do vice quem assume é o presidente da Câmara Legislativa. O cargo é ocupado hoje pelo deputado Cabo Patrício (PT), que assumiu a cadeira interinamente por causa das denúncias contra o atual presidente, Leonardo Prudente (DEM), que se licenciou depois que foi flagrado em vídeo guardando dinheiro na meia. Patrício teria 90 dias para convocar nova eleição, que seria decidida não pelo povo, mas pela Câmara Legislativa. O problema é que um terço dos deputados é suspeito e receber dinheiro também. Caso a Casa não inclua o vice-governador no processo de impeachment, o mesmo concluirá o mandato. Nesse caso, ele ainda poderia se candidatar ao Palácio do Buriti em outubro de 2010.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário