quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

GOVERNADOR ABSOLVIDO

Na data de ontem, para alegria dos advogados de defesa do governador de Roraima José de Anchieta Junior, foi por unanimidade, absolvido, pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou o recurso que pedia a cassação do governador daquele estado da Federação..

O recurso foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) acusando o governador da prática de abuso de poder político, abuso de poder econômico, compra de votos, conduta vedada a agente público e fraude eleitoral nas eleições de 2006.

O processo, inicialmente contra o governador do estado, Ottomar Pinto, foi transferido para José de Anchieta Júnior, vice-governador que assumiu o cargo como titular após a morte de Ottomar em 2007. O recurso chegou ao TSE depois que o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) absolveu o governador.

Acusações

De acordo com o MPE, os então candidatos teriam distribuído no Dia das Mães do ano da eleição diversos prêmios, entre os quais geladeiras e outros eletrodomésticos, que teriam sido adquiridos com recursos públicos. Destaca também a divulgação de promoção pessoal em jornais do estado.

O MPE acusa o governador de contratar irregularmente, nos três meses que antecederam a eleição, quatro mil estagiários, além de contratar três mil servidores sem concurso público.

No mesmo período de eleição, teria havido a distribuição de tratores e títulos de terra, uso de logomarca do governo em propaganda eleitoral e distribuição de vale-solidariedade em dobro às vésperas da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário