segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CONGRESSO OS MELHORES DO ANO


Após consultar jornalistas que cobrem as atividades do Legislativo e milhares de internautas, este site entrega hoje (7) o Prêmio Congresso em Foco aos parlamentares que mais se destacaram ao longo do ano. A cerimônia de premiação começa às 20h30 no auditório da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

Com novas categorias de premiação e novos parceiros, o Prêmio chega ao final de sua quarta edição sem mudar seu objetivo: estimular os brasileiros a analisarem o desempenho de deputados e senadores e a prestarem mais atenção no que se passa no Parlamento.

Além dos parlamentares que mais se destacaram no mandato, serão homenageados os congressistas que mais se destacaram na defesa da educação e do meio ambiente e os autores das melhores iniciativas legislativas de 2009. Outra novidade: também serão homenageados os parlamentares mais bem avaliados pelos jornalistas. Pela segunda vez, será premiado o parlamentar que, na avaliação dos internautas, mais atuou no combate à corrupção.

Os três primeiros colocados na Câmara e no Senado, de acordo com a votação na internet, receberão um troféu. Como nas edições anteriores, a peça foi confeccionada pela artista plástica Suzana Gouveia. Suzana explica que o troféu enfatiza o papel de fiscalização que a sociedade deve exercer sobre o trabalho dos parlamentares. A obra de arte é composta de uma base de granito para sustentar uma escultura de bronze e alumínio.

De acordo com os votos recebidos via internet, Cristovam também foi o parlamentar que mais se destacou na defesa da educação. Os internautas escolheram ainda os destaques em outras três categorias especiais: o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), no combate à corrupção; a senadora Marina Silva (PV-AC), na defesa do meio ambiente; e a liberação da internet na campanha eleitoral de 2010, resultante de emenda proposta pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP), como a principal iniciativa do Congresso Nacional neste ano.

Envolvimento da sociedade


“Esse movimento de reaproximação com a sociedade passa pela moralização na política. O Prêmio Congresso em Foco colabora nessa caminhada, já que faz uma votação justamente com esse eleitorado que atualmente anda descrente com a política. É uma ótima forma de envolvê-lo neste momento de discussão”, considera Cristovam Buarque, que também ganhou o prêmio em 2007.

“O prêmio tem um papel importante, pois avalia a melhor atuação dos parlamentares nas duas Casas. É um debate com a sociedade, que conta com a avaliação final dos milhares de internautas deste país através do voto. Estou muito feliz e satisfeita”, comentou a deputada Manuela D'Ávila.


Todos os 38 parlamentares selecionados por meio da votação vão receber um certificado, assim como os congressistas finalistas das categorias especiais.

Na opinião dos internautas, os melhores deputados foram Manuela d'Ávila, Rita Camata (PSDB-ES) e Gustavo Fruet (PSDB-PR). Foram votados também, por ordem decrescente de colocação: Beto Albuquerque (PSB-RS), Arnaldo Madeira (PSDB-SP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), José Carlos Aleluia (DEM-BA), Júlio Delgado (PSB-MG), Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), Fernando Gabeira (PV-RJ), Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Luciana Genro (Psol-RS), Chico Alencar (PSOL-RJ), Flavio Dino (PCdoB-MA), Ivan Valente (Psol-SP), Michel Temer (PMDB-SP), Miro Teixeira (PDT-RJ), José Eduardo Cardozo (PT-SP), Luiza Erundina (PSB-SP), Maria do Rosário (PT-RS), Ronaldo Caiado (DEM-GO), Dr. Rosinha (PT-PR), Vicentinho (PT-SP), Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), Henrique Fontana (PT-RS), Maurício Rands (PT-PE) e Sarney Filho (PV-MA).

No Senado, atrás de Cristovam vieram os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Alvaro Dias (PSDB-PR), Renato Casagrande (PSB-ES), Flavio Arns (PSDB-PR), Demóstenes Torres (DEM-GO), Marina Silva (PV-AC), Eduardo Suplicy (PT-SP), Paulo Paim (PT-RS), Aloizio Mercadante (PT-SP) e Pedro Simon (PMDB-RS).

A categoria dos parlamentares que mais se destacaram no combate à corrupção foi vencida por Flávio Dino. Gustavo Fruet, Antônio Carlos Biscaia, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Pedro Simon e Demóstenes Torres também foram votados.

Cristovam Buarque, escolhido como o senador que mais se destacou em 2009, levou outro prêmio: o de parlamentar que mais defende a educação. Carlos Abicalil (PT-MT), Flávio Arns (PSDB-PR), Marisa Serrano (PSDB-MS) e Maria do Rosário (PT-RS) também foram destacados.

No meio ambiente, Marina Silva foi a mais votada. Renato Casagrande, Fernando Gabeira, Edson Duarte (PV-BA) e Sarney Filho vieram em seguida, na votação da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário