quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

PAPO D' ESQUINA - PARAÍBA

OS GASTOS DA CÂMARA MUNICIPAL

Mesmo sem querer ser polemico, porém em respeito ao leitor, volto ao tema Câmara Municipal de João Pessoa, por entender que ali existe um inexplicável excesso de pessoal e um gasto estrondoso com o dinheiro público, sem falar que não estão disponíveis para os contribuintes os gastos com fornecedores, como se ali fosse um empresa privada. Lamentável é que a Câmara não mantenha atualizados os seus dados, razão pela qual tudo que obtive foram informações dos seus gastos apenas com pessoal até o mês de setembro, em que fica bastante claro que existe o excesso (ver quadro abaixo) e que não está ocorrendo nenhuma devolução de pessoal como afirmou o competente jornalista Jorge Resende, profissional que é muito maior do que o cargo que ocupa na Casa de Napoleão Laueano, daí o meu respeito pelo mesmo.

Descrição Valor Servidores


Inativos / Pensionistas
42 206.598,10

Efetivo
105 377.383,57


Eletivo
208.810,00
22

Comissionado
454 414.686,81

Contratação por excepcional interesse público
2 1.000,00
2

À Disposição
232 442.786,75

TOTAL
857 1.651.265,23

O quadro abaixo de janeiro a setembro revela que a nossa Câmara Municipal, - quem sabe para atender os interesses pessoais do seu presidente – tem gente saindo pelo ladrão e será bem triste o dia em que todos resolverem comparecer ao minúsculo prédio da Casa de Napoleão Laureano. Se existisse transparência e seriedade com a coisa pública e mesmo a necessidade de tanta gente ali, nada mais natural e legal do que o indispensável concurso público, pois assim se premiaria os estudantes competentes e não sobrenomes bem conhecidos e manjados de nossa sociedade, que deixo de publicar para não cometer injustiças, pois em tal universo pode ser que um ou outro efetivamente trabalhe. Ai estão os números e os leitores tirem as próprias conclusões.

Mês Valor Quant. Servidores

Janeiro 1.651.265,23 857

Fevereiro 1.608.517,45 739

Março 1.661.489,41 768

Abril 1.638.383,60 760

Maio 1.617.500,69 749

Junho
1.663.729,44 750

Julho 1.661.398,99 753

Agosto 1.645.038,90 751

Setembro 1.625.338,30 743

TOTAL 14.772.662,01


SECRETÁRIO TUCANO DIZ QUE PSDB PODERÁ APOIAR RICARDO COUTINHO

O secretário-geral do PSDB da Paraíba, ex-deputado estadual João Fernandes, declarou na tarde desta quarta-feira (30) que o partido em nível nacional só aceitaria uma aliança já no primeiro turno das eleições de 2010 com o prefeito pessoense Ricardo Coutinho (PSB) se este aceitasse se “subordinar” à candidatura do governador paulista José Serra (PSDB) à Presidência da República. Ricardo é candidato ao Governo da Paraíba e para ter o apoio tucano na Paraíba seria obrigado a oferecer “palanque irrestrito” para Serra. Precisa saber como Ricardo Coutinho dará tal apoio se o seu partido o PSB lançar Ciro Gomes. Por outro lado, perguntar se esse tal João Fernandes combinou com o senador Cícero Lucena, presidente da legenda na Paraíba, ou atira por conta própria?

DESCONTO DOS APOSENTADOS

A propósito do texto que escrevi ontem aqui a respeito do fim Da contribuição indevidamente cobrada dos aposentados e pensionistas, recebi do leitor Julio César Cardoso um inteligente comentário que faço questão de reproduzir na integra: “Os aposentados e pensionistas que foram tungados pelo governo federal lulista com a instituição pérfida de taxação de suas aposentadorias e pensões não deveriam jamais votar nesse governo e naqueles parlamentares que deram o seu voto favorável à taxação. O próprio STF, na época, comandado por um político de toga, Nelson Jobim, foi o cenário mais cruel e antijurídico visto ao respaldar tal ignomínia. Direito adquirido, no Brasil, já era. Mudam-se os direitos ao sabor do gosto político dominante. Uma vergonha".

DESCONTOS DOS APOSENTADOS II

E prossegue Julo César: "A verdade é que não existe mais segurança jurídica no País. E por isso, acho muito difícil contornar uma situação que já foi respaldada pelo STF. Aqui no Brasil quando se cria uma fonte de surrupiar recursos dos cidadãos não tem mais volta. Vou citar um caso simplista ou simplório: a falsa democratização dos estacionamentos de carros em artérias públicas. Já começa inadequadamente usar o termo democratizar. Não se democratiza nada exigindo em contrapartida cobrança pecuniária. Pagamos altos impostos e não temos serviços públicos de qualidade, inclusive para nos permitir estacionar os nossos veículos, sem ônus, em qualquer rua pública. “Este é o Brasil, comandado pelos ‘nobres’ políticos”.

DANIELA RIBEIRO PARA VICE DE RICARDO


Com um discurso totalmente diferente daquele feito pelo deputado Armando Abílio, presidente do PTB paraibano, e pelo vereador da legenda Tavinho Santos (PTB), que é líder do prefeito, de que a sigla indiscutivelmente indicaria o nome do vice para compor a chapa majoritária do PSB ao Governo do Estado, encabeçada pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho (PSB), o secretário de Ciência e Tecnologia da Capital, Aguinaldo Ribeiro (PP), disse à imprensa ontem (30) que Daniela Ribeiro sua irmã, seria o nome indicado. Daniela mesmo sabendo que seria candidata a vereadora, aceitou o convite para atender a vaidade pessoal e passou como um foguete pela subsecretaria de Cultura do Estado, prestando um desserviço ao nosso Estado, pois desnecessariamente arrancou dali da Cida Lobo, sofrendo aquela Pasta terrível solução de continuidade. Fica difícil se votar em quem não tem compromisso com a coisa pública.

Esta coluna é publicada em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário