segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

PAPO D"ESQUINA-PB

EVITE PERDAS NA APOSENTADORIA

Os trabalhadores que forem se aposentar por tempo de contribuição podem programar seu benefício para, além de evitar perdas com o fator previdenciário, conseguir receber um valor maior do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aproveitando o índice. Apesar de causar perdas em grande parte das aposentadorias, o fator previdenciário pode aumentar o benefício de quem se aposenta mais tarde, dependendo de sua idade e de seu tempo de contribuição. Para conseguir escapar da redução --que pode chegar a 40% do valor do benefício, o segurado deve ter um fator, quando for pedir sua aposentadoria, igual ou superior a 1. Quanto maior for o índice, maior será seu benefício.

RÉVEILLON GERA BRIGA ENTRE GOVERNO E PREFEITURA

Não irão faltar festas para os pessoenses, pelo menos se depender da vontade do governo do Estado, bem como da Prefeitura da Capital. O fato é que o Estado pretende realizar uma festa de réveillon em João Pessoa, para, segundo se comenta ofuscar os festejos da virada do ano que, tradicionalmente, são promovidos pela Prefeitura da Capital na orla marítima. ontem o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, reagiu ao anúncio de assessores do governador José Maranhão. "Trata-se de uma competição mesquinha e medíocre com o dinheiro público", disparou.

DUNGA É RICARDISTA DESDE MENINO
O suplente de senador Carlos Dunga (PTB) para
surpresa de todos revelou, ontem, que só está aguardando o retorno do senador Cícero Lucena (PSDB), de viagem que faz a China, para comunicar que apoiará a candidatura do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), a governador nas eleições estaduais de 2010. Numa justificativa tortuosa Dunga que ficou contra o seu partido no pleito municipal passado, esclarece agora, que não pode ficar contra a orientação do seu partido o PTB em 2010. Pelo visto a mudança repentina mudança de atitude de Carlos Dunga tem a ver com o seu plano de vôo, ser apontado pelo PTB como vice de Ricardo Coutinho.

RÔMULO DEFENDE UNIÃO DAS OPOSIÇÕES

Falando ainda em 2010, em entrevista ontem a rede Paraíba Sat o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB) voltou a descartar a possibilidade de disputar a vaga de vice-governador em caso de aliança com o prefeito Ricardo Coutinho (PSB) em 2010. O mesmo revelou que teme pelo isolamento político do PSDB, caso o DEM se defina pela candidatura de Ricardo Coutinho falou. O deputado também defendeu a união das oposições e a sensibilização de Cícero em torno da decisão da maioria, desistindo assim de sua candidatura pelo PSDB.

CANTOR VAI PROCESSAR NADJA

A ora deputada Nadja Palitot do nada resolveu criticar abertamente o cantor Alexandre Pires, dizendo que o mesmo no Programa de Jô Soares teria falado mal da Paraíba e das paraibanas, conclamando inclusive a todos para boicotar a apresentação do cantante que realizará show em João Pessoa no próximo dia 11. Ontem o cantor em entrevista ao programa Rádio Verdade, da Arapuan, repudiou matéria veiculada pela assessoria da deputada. E afirmou que isso nunca aconteceu e que, inclusive esse boato foi desmentido por mais de uma vez pelo apresentar Jô Soares.“A deputada estadual Nadja Palitot quer aparecer às minhas custas”, disparou Alexandre Pires. Nadja bem que podia dormir sem essa.

O FUTEBOL E A SELVAGERIA

Maquiavel ensinava que quando faltasse o pão deveria se oferecer o circo. No nosso caso, o circo com certeza é o futebol, cuja situação vem ficando insustentável e bastante perigosa, conforme imagens de violência que estarreceram o Brasil no último final de semana. O fato é que imprensa brasileira por motivos óbvios tem o maior interesse em levar os torcedores aos estádios ou deixá-los postados defronte aos aparelhos de televisão, razão pela que utilizam nos dias que antecedem os jogos de frases que mexem na cabeça dos mesmos e que só servem para “inflamar” os incautos torcedores, com frases do tipo: “É o jogo do século”, “É tudo ou nada” “É matar ou morrer”, “Colocar sangue e o coração na disputa”, “Colocar o coração no bico da chuteira”, “Manto sagrado” quando se referem às bandeiras dos times e outras baboseiras. A imprensa tem que ter mais responsabilidade.

SENADORES IRÃO À DINAMARCA

A conferência mundial sobre mudanças climáticas, que acontece entre 7 e 18 de dezembro na cidade de Copenhague, na Dinamarca, conta com a presença de senadores brasileiros. A participação deles ocorre após o Senado aprovar, há menos de duas semanas, os projetos de lei que criam a Política Nacional sobre Mudança do Clima e o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Os senadores que participarão da conferência em Copenhague estão Marina Silva (PV-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, e José Nery (PSOL-PA) Cristovam Buarque (PDT-DF), Fátima Cleide (PT-RO), Jefferson Praia (PDT-AM), Tião Viana (PT-AC) e Aloizio Mercadante (PT-SP).

VALE CULTURA

Depois dos vários programas sociais já lançados pelo governo federal, o Senado poderá votar na sessão deliberativa de hoje (8), às 14h, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 221/09, de iniciativa do presidente da República, que institui o Programa de Cultura do Trabalhador e cria o vale-cultura. De acordo com a proposta, o vale-cultura terá caráter pessoal e intransferível, será válido em todo território nacional. A área cultural sempre tão esquecida vibra com a possibilidade de aprovação de tal projeto.

PENSAMENTO

Não faça de sua vida um rascunho,pois pode não haver tempo de passá-lo a limpo." André Rossato
Esta coluna é publicada diariamente em quatro portais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário