quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SETE FUNCIONÁRIOS DA PF SÃO PRESOS


Numa operação realizada com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo pediu - e a Justiça Federal decretou - a prisão de 13 pessoas investigadas pela montagem de uma quadrilha que facilitava a regularização de estrangeiros no país.
Quadrilha cobrava até US$ 15 mil por emprego nos EUA
Na segunda-feira, autoridades brasileiras e norte-americanas prenderam onze pessoas nesta segunda-feira (7) acusadas de pertencer a uma quadrilha internacional que fraudava o sistema de concessão de vistos para trabalho temporário nos EUA desde 2002. Pelo menos 4.500 brasileiros teriam sido vítimas do esquema de fraude

O grupo, segundo a assessoria de imprensa do MPF, era formado por cinco policiais e dois servidores da Delegacia de Polícia de Imigração da Superintendência da Polícia Federal de São Paulo, que recebiam vantagem indevida de seis advogados e despachantes que captavam estrangeiros interessados em agilizar sua documentação, burlando procedimentos legais e regulamentares.

Das ordens de prisão (11 preventivas e duas temporárias), 12 foram cumpridas nesta terça-feira (8) pela Polícia Federal, que executou também 19 mandados de busca e apreensão em endereços comerciais e residenciais. A 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo determinou ainda, a pedido do MPF, o bloqueio das contas bancárias dos envolvidos e o encaminhamento à corregedoria da PF para a realização de uma investigação interna.

Os servidores da PF são investigados pelos crimes de corrupção passiva, com o agravante de terem recebido valores ilícitos para praticar atos de ofício; uso de documento ideologicamente falso e por formação de quadrilha ou bando. Já os advogados e despachantes, além dos dois últimos crimes, responderão por corrupção ativa.
Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário